A maioria dos pacientes que procuram médico angiologista e cirurgião vascular tem queixa de varizes. Dentre as doenças vasculares, as varizes nas suas diferentes formas são, sem dúvida, as de maior prevalência na população. Muitas dúvidas e mitos cercam a doença varicosa, sendo que o médico com especialização em angiologia e cirurgia vascular é o profissional melhor capacitado para orientar o paciente e conduzir o seu tratamento.
As varizes podem se apresentar em graus variados de gravidade, desde os simples “vasinhos”, cujo nome técnico é teleangiectasias e veias varicosas de grande calibre. Além do transtorno estético, costumam estar associadas a queixas como pernas pesadas, cansadas, e inchaço no final do dia. Em casos mais avançados, também podem ser responsáveis por manchas nas pernas e feridas.
Muitos pacientes nos procuram com “vasinhos” e ficam surpresos quando descobrem que por trás desses vasinhos existem varizes mais calibrosas, que muitas vezes são responsáveis por alimentar esses vasos e, frequentemente, são o motivo para o insucesso do tratamento.
Atualmente, o médico especialista possui à sua disposição algumas novas tecnologias que o ajuda na avaliação e condução da doença venosa. O uso da realidade aumentada permite visualizar varizes alguns milímetros abaixo da pele e tem sido muito utilizado para identificar a veia nutridora dos “vasinhos” assim como tem auxiliado no tratamento desta veia. O eco color Doppler constitui o principal exame complementar no diagnóstico das varizes e consegue avaliar veias mais profundas, incluindo as veias safenas. Este exame possibilita a realização de um mapeamento da circulação venosa e marca os trajetos acometidos
Nos últimos anos, ocorreu um grande avanço nos métodos de tratamento das varizes. No caso dos vasinhos, das varizes de pequeno calibre (até cerca de 3 mm) a utilização do Laser ND-Yag 1064, associado ou não à aplicação (escleroterapia química), tem mostrado excelentes resultados, conseguindo um grau de clareamento maior por sessão, inclusive em vasinhos mais complexos. Muitos casos que antes eram considerados cirúrgicos, hoje são tratados no consultório por essa técnica.
Nos paciente com varizes mais calibrosas, com indicação de tratamento por cirurgia, hoje podemos utilizar o laser (endolaser) e a Radiofrequência. Esses métodos promovem a cauterização da veia através do aquecimento de suas paredes, levando ao fechamento de sua luz. O tratamento com essas técnicas têm contribuído para procedimentos menos doloroso, com menos hematomas, menos complicações e com recuperação mais rápida.
Um outro método que vem ganhando espaço no tratamento das varizes é o tratamento de varizes através de escleroterapia por espuma densa, que permite o fechamento de veias mais calibrosas em consultório evitando muitas cirurgias. Entretanto, é um método que possui algumas limitações, devendo ser indicado por um médico especialista em casos selecionados.
Como podemos ver nesta abordagem resumida sobre varizes, contamos hoje com muitas ferramentas para diagnóstico e tratamento desta doença. As diferentes formas terapêuticas podem ser utilizadas em associação em um mesmo paciente, buscando sempre melhores resultados clínicos.