Bruxismo é uma doença caracterizada pelo ato involuntário de ranger ou apertar os dentes, principalmente à noite, enquanto o paciente dorme. A pressão provocada nos dentes pode acarretar no desgaste e no amolecimento dos mesmos.
Principais causas
São diversos os fatores que podem estar associados ao desenvolvimento do bruxismo, como o estresse, a ansiedade, fatores genéticos, refluxo estomacal ou o uso de medicamentos.
Sintomas
Os sintomas mais recorrentes do bruxismo são o desgaste, e o amolecimento dos dentes e dor de cabeça, que surgem como consequência da compressão dos dentes. Além desses sintomas, dor ou zumbido no ouvido, dor no pescoço ou na mandíbula, estalos ao movimentar a boca e prejuízos na qualidade do sono, também podem ser sinais de bruxismo.
Diagnóstico
É fundamental identificar a causa do bruxismo para definir o melhor tipo de tratamento para controlar os sintomas do bruxismo. Na maioria das vezes, é comum que o paciente descubra que é portador de bruxismo quando uma terceira pessoa lhe conta após observá-la enquanto dormia, ou então, quando procura assistência odontológica para investigar os sintomas.
Tratamento
Os recursos utilizados no tratamento do bruxismo tem como objetivo aliviar os sintomas, principalmente as dores e prevenir o desgaste dos dentes.
O uso das placas interoclusais também podem ser indicados para restringir os movimentos dos músculos durante a noite e reduzir o atrito que é provocado entre os dentes.