Cirurgia Combinada, duas ou três cirurgias simultâneas, posso fazer?

Cirurgia Combinada, duas ou três cirurgias simultâneas, posso fazer?
Cirurgia Combinada, duas ou três cirurgias simultâneas, posso fazer?

Há muitos detalhes para serem pensados. Exames, histórico, medicações, avaliação cardiológica, tempo de cirurgia, perdas sanguíneas, são alguns pontos que devem ser analisados com antecedência. Só assim algumas alterações poderão ser detectadas e tratadas, e a ausência ou alterações mínimas, autorizaram o procedimento.

As cirurgias eletivas, programadas, em especial as estéticas, o risco cirúrgico, apesar de existir, deve ser o menor possível. Algumas associações acabam elevando os riscos e não são aconselhadas para determinados pacientes.

Alguns exemplos das combinações são:

- Abdominoplastia + lipoescultura;

- Mamoplastia + abdominoplastia;

- Rinoplastia + mamoplastia;

- Blefaroplastia + rinoplastia;

- Mamoplastia + lipoescultura; e outras associações.

A decisão dos procedimentos a serem realizados é em conjunto, cirurgião e paciente. Porém, ao final, só você, paciente, pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis.

O cirurgião tem a obrigação de explicar-lhe com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por esse motivo é necessário sua autorização por escrito no termo de consentimento informado e esclarecido para assegurar um correto entendimento da cirurgia a qual você será submetido.

A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isso as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.

As nossas pacientes são operadas por 2 cirurgiões plásticos, membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). O fato de 2 cirurgiões realizarem o procedimento, o que é aconselhado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e SBCP, reduz tempo cirúrgico, aumenta segurança da equipe, e consequentemente, reduz riscos.

 

Sinta-se livre para fazer perguntas. É natural sentir ansiedade, seja pela emoção/ entusiasmo pelo seu novo visual ou pelo estresse pré-operatório.

 

Texto escrito por:
Dr. Carlos Felipe Pasquini de Paule
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email