A resistência a insulina é uma condição que pode atingir adultos ou crianças, principalmente em pessoas sedentárias, com sobre peso/obesidade, ou possuam algum histórico familiar. Ela é considerada um caminho para o desenvolvimento do diabetes e de outras enfermidades.
A resistência à insulina pode ser detectada através de diferentes exames de sangue, como por exemplo:?
Exame de glicemia: Realizado com o paciente em jejum de 8 a 12 horas, através da coleta de uma amostra de sangue que será avaliada em laboratório;?
Índice de HOMA: Este exame é realizado através de um cálculo específico que leva em conta a quantidade de açúcar e insulina no sangue do indivíduo.
Teste oral de tolerância à glicose: É realizado através da dosagem da glicose em jejum e duas horas após a ingestão de 75g de um líquido doce.
A resistência à insulina causa poucos sintomas. Dessa forma é importante manter em dia os seus exames de rotina para que qualquer alteração seja detectada e o tratamento iniciado o mais precocemente possível.
Responsável técnica: Dra. Patrícia Peres Almeida Gomes
CRM/PR 17319 | RQE: 12.945
#glicose #glicemia #diabetes #resistênciaainsulina #saudedocorpo #endocrinologia #endocrinologista #endocrinologistacianorte #endocrinologiacianorte