Desde a invenção da lipoaspiração na década de 80, a técnica o passou por diversos avanços, principalmente quando falamos sobre o tamanho das cânulas, tubos de plástico, borracha ou metal, de calibre variável e com formas e objetivos diversos, aberto em ambas as extremidades e que são introduzidos ao corpo.
Inicialmente as cânulas utilizadas no procedimento eram muito grossas, causando diversos traumas físicos nos pacientes, algo que mudou ao longo dos anos e atualmente, existem tecnologias capazes de retrair a pele de regiões como abdômen, parte interna das coxas, papada, braços e costas, melhorando significativamente a flacidez e sem causar traumas físicos.
Esse é o caso do Renuvion, aparelho que ao ser introduzido sob a pele gera um jato de plasma capaz de causar retração de forma imediata, estimulando a produção de colágeno nas regiões em que é aplicado. O Renuvion foi recentemente aprovado pela Anvisa e está sendo utilizado por cirurgiões plásticos em todo o Brasil.
O aparelho é semelhante a uma pistola com cânula, a qual é introduzida sob a pele do paciente através de um corte igual, assim como na lipoaspiração comum, nas regiões onde se deseja tratar a flacidez. O aparelho mistura gás hélio e radiofrequência, que juntos, geram a retração da pele.
Além dos efeitos imediatos, também existem efeitos secundários, que ocorrem entre 6 a 9 meses após o estímulo de colágeno nesta região, ocasionando a retração da pele e melhorando os resultados finais. Diferente de outros aparelhos, o Renuvion só pode ser utilizado com anestesia geral.
Os candidatos ideais para o procedimento são as pessoas que possuem hábitos de vida saudáveis, praticam algum tipo de exercício físico e seguem uma alimentação balanceada. Ele também apresenta bons resultados em pacientes que já foram submetidos a abdominoplastia, corrigindo o excesso de pele já removido.
Utilizado em praticamente todas as áreas do corpo, e sendo principalmente indicado para regiões que tendem a desenvolver flacidez pós lipoaspiração ou em pessoas que já estão flácidas, antes do procedimento. Para saber se o Renuvion é o procedimento indicado para uma pessoa, é necessário realizar uma avaliação médica.