A lipoaspiração é o procedimento mais indicado para todos aqueles que desejam remover o excesso de gordura localizada de uma determinada região do corpo — e se encontram em um bom estado de saúde —, como, por exemplo, dos flancos, costas (dorso), coxas, culotes, braços, região próxima ao umbigo, abdômen, papada, entre outras, possibilitando remodelar por completo o contorno corporal do paciente.
A gordura é aspirada através de cânulas e a cirurgia pode ser realizada com o paciente sob anestesia geral, peridural ou local, variando de acordo com a quantidade de regiões que serão tratadas. No entanto, é muito comum que antes da realização da cirurgia, muitos pacientes façam perguntas relacionadas a lipoaspiração.
E para ajudar a aumentar a segurança de todos os pacientes que desejam realizar o procedimento, reunimos os principais especialistas em Cirurgia Plástica da Guia Saúde para responder às principais perguntas sobre a tão desejada lipoaspiração. Confira a seguir:
1. Como é realizada a lipoaspiração?
2. Para que tipo de pessoas a lipoaspiração é indicada?
3. Quais são os principais tipos de lipoaspiração?
4. É possível usar a gordura retirada na lipoaspiração para preencher outras áreas do corpo?
5. A lipoaspiração deixa cicatrizes?
6. Quais são os principais cuidados durante a recuperação da lipoaspiração?
7. Quais resultados o paciente pode esperar após a lipoaspiração?
8. Como posso encontrar um especialista 100% qualificado para realizar o procedimento na minha cidade?
- Cirurgião Plástico: Como é realizada a lipoaspiração? - Lipoaspiração
A lipoaspiração é realizada através de pequenos buraquinhos, estrategicamente localizadas na área a ser tratada, por onde o cirurgião plástico irá inserir um tubo fino, o qual tem a função de sugar a gordura em excesso, que será solta através da aplicação de uma solução que ajuda na diluição do tecido adiposo. Essas incisões geralmente têm apenas alguns milímetros de comprimento, o que ajuda a minimizar as cicatrizes visíveis.
A solução tumescente que será injetada é composta de uma mistura de solução salina, anestésicos locais e epinefrina, ajudando assim a anestesiar a área, reduzir o sangramento e facilitar a remoção da gordura. A partir do momento que a gordura é solta, ela será aspirada através de um dispositivo acoplado ao tubo, com o auxílio de uma cânula, que será movida de um lado para o outro, ajudando a soltar e remover as células de gordura.
Após a remoção da gordura e o contorno adequado terem sido alcançados, as incisões são fechadas com suturas ou adesivos cirúrgicos. A lipoaspiração pode ser associada a procedimentos voltados para o tratamento do excesso de pele, como é o caso da abdominoplastia e da lipoescultura, cirurgia plástica em que a gordura extraída é filtrada e utilizada para criar volume em outra parte do corpo.
- Cirurgião Plástico: Para que tipo de pessoas a lipoaspiração é indicada? - Lipoaspiração
A lipoaspiração não é um procedimento voltado para o emagrecimento, ou seja, ela é indicada para pessoas que estão dentro do peso ideal para sua altura, de preferência com índice de massa corpórea (IMC) abaixo de 25Kg/m², proporcionando assim melhores resultados.
Além disso, os candidatos ideais, ou seja, aqueles que se encaixam nos critérios citados acima, devem passar por uma avaliação minuciosa com cirurgião plástico, a fim de avaliar suas reais condições de saúde e a qualidade da pele, que pode interferir no resultado da lipoaspiração, havendo até mesmo a necessidade de associá-la a outro procedimento, como a abdominoplastia, por exemplo.
- Cirurgião Plástico: Quais são os principais tipos de lipoaspiração? - Lipoaspiração
Podemos realizar a lipoaspiração através de diferentes técnicas. São elas:
. Lipoaspiração Convencional: A lipoaspiração convencional, assim como as demais “lipos”, é caracterizada pela retirada do acúmulo de gordura acumulada, indicada para pacientes que desejam ter um “abdome chapado” com aspecto natural.
. Vibrolipoaspiração: A vibrolipoaspiração é um método de lipoaspiração menos invasivo do que a lipo tradicional para a retirada do excesso de gordura localizada, o que se torna possível graças ao aperfeiçoamento do equipamento utilizado no procedimento, que produz um movimento vibracional capaz de facilitar a quebra das células de gordura, evitando que cirurgião precise realizar grandes esforços, além de diminuir o tempo de realização do procedimento e aumentar a quantidade de material gorduroso aspirado.
. Lipoaspiração a laser: Realizada, geralmente, para promover a retração da pele após a realização da lipoaspiração convencional ou da vibrolipoaspiração. Menos invasiva que a lipo convencional, confere ao paciente uma recuperação mais rápida após o procedimento.
. Lipo com Renuvion: A lipoaspiração com o uso do Renuvion, aparelho que emite ondas de plasma com radiofrequência, permite remover os depósitos de gordura de determinada região do corpo, sendo indicada para pacientes com acúmulo de gordura em regiões como queixo, braços, abdômen e coxas, por exemplo, a fim de melhorar o contorno corporal, promovendo a retração de pele.
. Lipo One step: A técnica one step é uma modalidade recente de lipoaspiração, ideal para quem deseja remover o acúmulo de gordura de diversas regiões do corpo, sendo indicada para pessoas que praticam exercícios físicos e mantêm um estilo de vida saudável, mas mesmo assim ainda possuem acúmulos de gordura em determinadas regiões do corpo.
- Cirurgião Plástico: É possível usar a gordura retirada na lipoaspiração para preencher outras áreas do corpo? - Lipoaspiração
A gordura aspirada na lipoaspiração pode ser aproveitada para preencher outras regiões do corpo, que necessitam de mais volume, como é o caso dos glúteos, por exemplo, chamamos esse procedimento de lipoescultura.
Enquanto na lipoaspiração o principal objetivo é a remoção de gordura localizada em regiões específicas, a fim de melhorar o contorno corporal, a lipoescultura visa não apenas remover o acúmulo de gordura, mas também possibilita esculpir e remodelar o corpo, redistribuindo a gordura de áreas com excesso para áreas que podem precisar de mais volume, contorno ou definição.
Na lipoescultura, a gordura aspirada é frequentemente purificada e, em seguida, injetada em áreas onde é desejada mais volume ou definição. O enxerto de gordura é um recurso bem interessante nesse tipo de lipoaspiração, podendo ser utilizado para:
. Aumento de volume: O enxerto de gordura pode ser usado para aumentar o volume em áreas como os glúteos, mamas, rosto (bochechas, lábios), mãos e panturrilhas. É uma opção popular para aqueles que desejam aumentar o volume de forma natural, sem a necessidade de implantes.
. Maior definição: Além de adicionar volume, a gordura enxertada pode ser usada para esculpir áreas específicas do corpo, criando contornos mais definidos e uma aparência mais esculpida.
. Melhora da textura da pele: O enxerto de gordura também pode ser usado para melhorar a textura da pele em áreas com cicatrizes ou irregularidades. A gordura enxertada pode suavizar a pele, tornando-a mais uniforme.
. Rejuvenescimento facial: Em procedimentos de rejuvenescimento facial, a lipoescultura com enxerto de gordura pode ser usada para preencher rugas, sulcos e áreas afetadas pelo envelhecimento, restaurando o volume perdido.
. Correção de deformidades: O enxerto de gordura pode ser útil na correção de deformidades, como depressões ou assimetrias em diferentes partes do corpo.
- Cirurgião Plástico: A lipoaspiração deixa cicatrizes? - Lipoaspiração
Uma das dúvidas mais frequentes pelos pacientes que desejam passar por uma lipoaspiração é se esse procedimento deixa cicatrizes. Assim como todo processo cirúrgico, a lipoaspiração também deixa cicatrizes, com cerca de meio centímetro, ou seja, elas se tornam praticamente imperceptíveis com o tempo.
Entretanto, é preciso que a cicatrização seja feita de forma correta, com o paciente seguindo todas as recomendações do cirurgião plástico após a realização do procedimento, especialmente aquelas relacionadas ao período em que se deve evitar a exposição ao sol.
- Cirurgião Plástico: Quais são os principais cuidados durante a recuperação da lipoaspiração? - Lipoaspiração
Durante a recuperação da lipoaspiração é normal que a região tratada fique dolorida e inchada, fazendo com que o uso de medicamentos antiinflamatórios seja indicado para diminuir a dor e o desconforto. Além disso, o cirurgião plástico também pode recomendar:
. Que o paciente faça caminhadas curtas e lentas, durante 10 minutos e duas 2 vezes ao dia, durante 7 dias após a cirurgia;
. O uso da cinta pós-operatória durante todo o dia e inclusive para dormir;
. O primeiro banho pode ocorrer já no dia seguinte ao procedimento, pois não há grandes chances de contaminação. O paciente deve tomar banho ainda com os curativos e após este, os mesmos serão trocados pela equipe de enfermagem;
. De acordo com o grau de desconforto do paciente, podemos indicar que ele evite dormir sobre o local que foi aspirado, especialmente no caso de cirurgias combinadas. O mais indicado é que a paciente durma sobre decúbito dorsal (de costas) ou sobre decúbito lateral (de lado), evitando dormir de barriga para baixo (exceto caso haja a associação da lipoaspiração com a colocação de próteses de glúteos).
- Cirurgião Plástico: Quais resultados o paciente pode esperar do procedimento? - Lipoaspiração
Após passar pela lipoaspiração, as mulheres podem esperar um corpo modelado, no melhor estilo violão, já que o procedimento possibilita modelar o contorno do braço, reduzir a cintura, diminuir a papada, entre outras áreas que podem ser tratadas na lipoaspiração.
Já na lipoaspiração masculina, podem ser utilizados métodos de alta definição, que permite modelar o quadril, que auxiliam na obtenção de um abdômen definido. A abordagem que será trabalhada no procedimento será definida na consulta de avaliação, na qual o cirurgião plástico poderá analisar o estado de saúde do paciente, seu biotipo e também suas necessidades.
- Cirurgião Plástico: Como posso encontrar um especialista 100% qualificado para realizar o procedimento na minha cidade? - Lipoaspiração
Portanto, se você deseja entender mais sobre a lipoaspiração e sobre os resultados que você pode alcançar com esse procedimento, caso tenha interesse no procedimento, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar um especialista 100% qualificado e verificado na sua cidade, especializado no procedimento.