Atualmente a tatuagem tornou-se muito popular. Para fazê-la é preciso lembrar que o pigmento é colocado com uma agulha e permanece de forma definitiva em partes mais profundas da pele. Não há regulamentação para esse procedimento, portanto pode haver transmissão de doenças como também ocorrer infecção ou alergia. O processo deve ser realizado com extrema higiene.
A Ácido hialurônico é extraída de uma bactéria em laboratório e utilizada para o tratamento de diversas doenças musculares e neurológicas como: paralisia cerebral, blefaroespasmo (espasmo do músculo do olho), entre outras. Ela causa a neutralização de um neurotransmissor, provocando relaxamento da musculatura em questão. O efeito permanece durante alguns meses. Observando o resultado do tratamento para blefaroespasmo, notou-se que as rugas de expressão também melhoravam.
A ácido hialurônico melhora as rugas da testa, os pés de galinha e previne o aparecimento dos mesmos. A aplicação estética deve ser feita por médico especializado, capaz de precisar as doses e obter efeitos naturais. Existem mitos, como de que a pele fica viciada ou mais enrugada quando passa o efeito da toxina. Contudo, o tratamento com ácido hialurônico é seguro e eficaz.
Os cravos não devem ser espremidos para não manchar a pele e piorar a sintomatologia da acne.
Os cravos são folículos entupidos pelo excesso de produção de sebo. Esse sebo ou óleo é produzido pela glândula sebácea e estimulado por hormônios masculinos. A secreção sebácea que dilata os poros vem de dentro para fora. E, portanto, não adianta usar sabonete ou espremer os cravos, que eles voltarão a ser formados. A pele oleosa pode ser propensa a acne e seborreia.
A limpeza de pele e a retirada de cravos devem ser feitas com preparo e higiene adequados e podem ajudar no tratamento específico da acne.
Há vários tratamentos para combater o excesso de óleo, como o fármaco isotretinoína ou o tratamento fotodérmico, em que se usa um ácido aplicado a laser para destruir as glândulas sebáceas.
A mulher está sujeita a variações hormonais cíclicas. No período pré-menstrual há um pico de progesterona que pode, em certos casos, promover o aparecimento da acne. Ovário policístico gera aumento dos hormônios masculinos e também pode ser a causa do surgimento de acne, da queda de cabelo e do engrossamento de pelos. A acne associada a quadros de ovário policístico inicia-se após os 30 anos, é dolorosa e localizada no queixo. Quadros persistentes devem chamar a atenção para uma investigação hormonal mais profunda.
Qualquer pessoa adquire pintas durante a vida que não são perigosas nem requerem cuidados. Porém, as pintas pretas devem ser avaliadas conforme os critérios ABCD, que significam: (A) as-simetria – quanto mais assimétrica, mais perigosa; (B) borda – quanto mais irregular a borda, mais perigosa; (C) cor – quanto mais variação de cor, mais perigosa; (D) diâmetro – maior que 0,6cm, mais perigosa. O interessante é observar as pintas com atenção e procurar o especialista caso haja mudanças como inflamação, coceira, sangramento e mudanças das características. O receio é que essas pintas transformem-se em melanoma, que é um câncer de pele muito perigoso. Jamais a retirada de uma pinta irá provocar o câncer de pele. Se ele for descoberto é porque já existia e já estava crescendo antes da retirada da pinta. Retirar um melanoma no começo pode ser a diferença entre o aparecimento ou não de metástase (câncer a distância) e pode significar a diferença entre vida ou morte.
Celulite não tem cura, porém tem controle. A celulite ou lipodistrofia ginóide é uma manifestação crônica sem causa conhecida que modifica a pele, produzindo aspecto irregular e indesejável.
O aparecimento da celulite tem a ver com genética, tipo de corpo, ação hormonal, distúrbios vasculares, sedentarismo, entre outros. Uma vez iniciada, a celulite progride sempre e, quanto mais avançada, mais difícil seu tratamento.
O tratamento inclui cuidados gerais: alimentação equilibrada, exercícios adequados, constantes correções de distúrbios hormonais, controle do peso, entre outros. Localmente podem-se utilizar cremes, drenagem linfática, aplicação de substâncias ativas, ultra-som, subcisão. O tratamento deve ser prescrito pelo médico, pois se trata de alteração complexa e crônica.
As estrias são cicatrizes definitivas. Pode-se melhorar o aspecto das mesmas, porém não se consegue fazê-las desaparecer.
O aparecimento das estrias está relacionado a predisposição genética, ações hormonais e aumento de peso.
Os adolescentes têm tendência a ter estrias, devido às mudanças hormonais que modificam o corpo. As grávidas também estão sujeitas ao surgimento desses sinais, mesmo quando não aumentam demasiadamente o peso.
O cabelo é uma estrutura viva que passa por ciclos, cai e volta a nascer. Em geral, perdemos cerca de 50 a 100 fios por dia.
O cabelo pode cair mais do que o normal por inúmeros motivos, tais como: anemia, hipotireoidismo (tireoide funcionando pouco), hipertireoidismo (tireoide funcionando muito), estresse, regime, remédios, entre outros. Pode também cair e afinar quando a pessoa tem calvície.
Nesse caso, devido a problemas genéticos, o cabelo enfraquece e atrofia. Tanto o homem quanto a mulher podem ter calvície, sendo que ele apresenta entradas e a mulher, rarefação difusa.
A calvície tem tratamento específico tanto para homens quanto para mulheres. Quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Lavar muito ou realizar procedimentos químicos não provocam queda de cabelo tipo calvície. Dietas inadequadas prejudicam o fio e substâncias químicas podem o ressecar.
Existem vários tipos de câncer de pele, os mais característicos são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Todos eles têm cura quando retirados a tempo. O carcinoma basocelular e o espinocelular aparecem mais nas áreas expostas ao sol e caracterizam-se por tumores ou feridas que persistem sem cicatrizar. Eles ocorrem mais em pessoas claras e brancas que têm olhos e cabelos claros e que se expuseram muito ao sol. O melanoma é o mais perigoso dos cânceres de pele, produzindo metástases e agredindo a pessoa até morrer. O melanoma pode aparecer de pintas preexistentes. Modificações de tamanho, cor e outras características devem ser sinais de alerta.
A verruga é causada por vírus que conseguem sobreviver nas células humanas. É uma doença de pele muito contagiosa. As verrugas podem ser planas, elevadas, ou formando placas. Elas são da cor da pele, endurecidas, com pontos avermelhados na superfície.
Aparecem com frequência em crianças e adolescentes, principalmente nos joelhos, cotovelos e ao redor das unhas. Pessoas com imunossupressão (baixa de resistência) têm maior chance de apresentar verrugas. Crianças com dermatite atópica (mais alérgicas e sensíveis) também podem ter verrugas com mais facilidade. Não existe um método ideal para tratar as verrugas, podendo ser por cirurgia, nitrogênio líquido, imunomoduladores e gelo seco. Muitas vezes também é necessário melhorar a imunidade.