Clínicas

Selecione...

Região

Rio de Janeiro

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Rio de Janeiro/RJ

Raphael Cacciari Peryassú
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Apolonia Sales
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Mariana Paulsen
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Higor Lopes Macedo
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
 Patricia de Oliveira Valle do Couto Soares
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Mônica Azulay
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Thales Pereira de Azevedo
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Gislaine Barbosa Bezerra
Nutricionista
  • End. 1
Avenida das Américas, 1019 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Nicolle Barroso
Neurologista
  • End. 1
  • End. 2
R. Elías Afonso, 48 - - Macaé. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Marcela Studart Frota Guerreiro
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

O que é a técnina ClaCs? - Cirurgião Vascular Rio de Janeiro
O que é a técnina ClaCs? - Cirurgião Vascular Rio de Janeiro

As varizes interferem tanto na qualidade de vida quanto na autoestima de uma pessoa. Isso porque elas causam dor, cansaço, cãibra, coceira, queimação, inchaço e sensação de peso nas pernas, principalmente no final do dia. Mas, o medo da dor é um dos principais  motivos que impedem as pessoas de buscarem tratamento das varizes.

 

A boa notícia é que o tratamento das varizes evoluiu muito ao longo dos últimos  anos, o que levou ao surgimento de técnicas inovadoras, como é o caso do CLaCs,  uma técnica que visa o tratamento de vasos de pequeno e médio calibre,  substituindo a necessidade de uma microcirurgia no  tratamento das varizes mais calibrosas.

 

A técnica CLaCs deve ser realizada por um Cirurgião Vascular 100% qualificado e verificado. Na Guia Saúde, você pode encontrar Cirurgiões Vasculares especializados na técnica CLaCs, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Palavras-chave: CLaCs, Cirurgião Vascular, Rio de Janeiro, Cirurgião Vascular Rio de Janeiro, CLaCs Rio de Janeiro.

 

  • Cirurgião Vascular Rio de Janeiro: Em que consiste o procedimento? - CLaCs Rio de Janeiro

O CLaCs Rio de Janeiro consiste em uma combinação de LASER, escleroterapia com glicose e o uso de um ar a baixas temperaturas sobre a pele. O procedimento é realizado pelo Cirurgião Vascular Rio de Janeiro com auxílio de Realidade Aumentada, reduzindo assim o número de seções e tratando as veias nutridoras, o que diminui as chances de recidivas.

 

  • Cirurgião Vascular Rio de Janeiro: O que esperar após o procedimento? - CLaCs Rio de Janeiro

O CLaCs Rio de Janeiro é considerado uma técnica padrão ouro no tratamento de microvarizes e varizes de médio calibre, conferindo como resultado o clareamento das lesões. Além disso, uma das principais vantagens do CLaCs Rio de Janeiro é que todas as atividades cotidianas do paciente podem ser mantidas, inclusive a prática de atividade física, sem que seja necessário nenhum tipo de repouso.

 

  • Cirurgião Vascular Rio de Janeiro: Quantas sessões são necessárias no tratamento? - CLaCs Rio de Janeiro

No tratamento com CLaCs Rio de Janeiro, cerca de 3-6 sessões, com intervalos de 30 a 40 dias entre elas, são suficientes para que os resultados desejados sejam alcançados. Em todas as sessões, o Cirurgião Vascular Rio de Janeiro utiliza o resfriamento da pele a -20 graus, para que o paciente tenha total conforto e não sinta dores.

 

Quando necessário, a técnica CLaCs Rio de Janeiro pode ser realizada com o paciente sob sedação consciente, tornando-a ainda mais tolerável, e para aqueles que não querem sentir absolutamente nada, o procedimento é realizado sob sedação venosa superficial.

 

  • Cirurgião Vascular Rio de Janeiro: Há algum risco ou contraindicação ao procedimento? - CLaCs Rio de Janeiro

O tratamento com CLaCs Rio de Janeiro não oferece nenhum risco à saúde dos pacientes e pode ser realizado inclusive por mulheres amamentando e pacientes muito alérgicos.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Cirurgiões Vasculares qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Vascular Rio de Janeiro ou CLaCs Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Candidíase, tem cura? - Candidíase Barra da Tijuca
Candidíase, tem cura? - Candidíase Barra da Tijuca

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Candidíase Barra da Tijuca.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Candidíase Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase Barra da Tijuca

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista Barra da Tijuca.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca

Na consulta, o Ginecologista Barra da Tijuca analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista Barra da Tijuca pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista Barra da Tijuca deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase Barra da Tijuca

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista Barra da Tijuca, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista Barra da Tijuca pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Candidíase Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Endoscopia digestiva: O que é, para que serve e preparo necessário - Endoscopia Rio de Janeiro
Endoscopia digestiva: O que é, para que serve e preparo necessário - Endoscopia Rio de Janeiro

A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar diversas doenças, sendo um procedimento simples e de curta duração, mas que ainda é cercado de dúvidas que provocam medo nos pacientes, as quais pretendemos esclarecer nesta matéria. O estado do Rio de Janeiro reúne diversos gastroenterologistas, especialistas no exame e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista Rio de Janeiro e Endoscopia  Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que é a endoscopia? - Endoscopia  Rio de Janeiro

A endoscopia é um exame realizado com o objetivo de analisar a mucosa do esôfago, do estômago e do duodeno, feita com o uso de um tubo flexível, conhecido como endoscópio. O endoscópio possui um chip, o qual é responsável por capturar imagens do sistema digestivo. A endoscopia é um exame muito importante para realizar o diagnóstico de diversas doenças, como gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

O exame pode ser associado a outros procedimentos, como a exames de sangue e a ultrassonografia do abdômen. O Gastroenterologista Rio de Janeiro que realiza o procedimento deve ser formado em Cirurgia Geral ou em Gastroenterologia Clínica, para depois se especializar no exame.

Quando o exame de endoscopia é indicado? - Endoscopia  Rio de Janeiro 

A endoscopia é indicada quando o paciente apresenta sintomas como:

  • Dores abdominais,
  • Queimação,
  • Refluxo,
  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Fezes escuras,
  • Perda de peso e apetite,
  • Dificuldades para engolir.

Como é realizado o exame de endoscopia? - Endoscopia  Rio de Janeiro

A endoscopia é realizada por via oral, com a introdução do endoscópio pelo Gastroenterologista  Rio de Janeiro, para que seja possível capturar imagens do interior do tubo digestivo, que serão posteriormente projetadas em um monitor para que o Gastroenterologista Rio de Janeiro possa analisá-las em tempo real. O endoscópio é inserido de forma progressiva, passando pelo esôfago, estômago e duodeno, com o paciente totalmente sedado. O medicamento sedativo é administrado por via intravenosa e tem efeito de início rápido e curta duração. Além disso, é colocado um protetor na boca do paciente para evitar que o endoscópio seja mordido durante o exame e para proteção de lábios e dentes.

Como explicado, o endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, chegando ao duodeno. Ao longo deste caminho, a estrutura interna é registrada por meio de imagens e caso sejam identificadas algumas lesões, elas podem ser tratadas ou removidas na hora, sem que haja necessidade de uma intervenção futura. Ao longo de todo o exame, o paciente é devidamente monitorado pelo Gastroenterologista Rio de Janeiro, quanto à oxigenação e frequência cardíaca. 

Qual o preparo necessário para o exame? - Endoscopia Rio de Janeiro

Em geral, a preparação para a endoscopia digestiva alta envolve a realização de uma dieta baseada em alimentos leves no dia anterior ao exame. O recomendado pelos Gastroenterologistas Rio de Janeiro (profissionais certificados e verificados, que estão reunidos no site da Guia Saúde Cidades) é que  alimentos de difícil digestão não sejam consumidos, de modo que o estômago esteja completamente vazio no momento do procedimento, facilitando a visualização dos órgãos.

É necessário estar em jejum de 8 horas para realizar o exame e, em alguns casos, pode ser preciso suspender o uso de medicamentos que possam interferir no procedimento. O paciente deve obrigatoriamente estar acompanhado de um adulto ou responsável para a realização da endoscopia, uma vez que a sedação pode fazer com que ele precise de ajuda para se locomover na volta para casa.

Não há contraindicações para a realização da endoscopia, embora o ideal seja que pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos avisem antecipadamente sobre essas condições. Com isso, o Gastroenterologista Rio de Janeiro responsável pelo procedimento pode se preparar para que o procedimento seja feito com todo o cuidado necessário às condições de saúde do paciente.

Quais são os cuidados após o exame? - Endoscopia Rio de Janeiro

Após o exame de endoscopia, o paciente precisa permanecer por um período no local do exame, até ser liberado pelo Gastroenterologista Rio de Janeiro, que avaliará as suas condições e, no dia, o paciente não poderá realizar atividades que envolvam riscos ou exijam concentração. Além disso, podem ocorrer sintomas como leve irritação na garganta, pigarro, cólica ou gases e reações alérgicas leves, mas todos esses sintomas são passageiros.

A endoscopia é um exame extremamente importante para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de várias doenças. Se você apresentar qualquer um dos sintomas citados, lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista no exame, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista Rio de Janeiro e Endoscopia Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo
Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo

Conheça os tratamentos hormonais mais eficazes para estimular a ovulação e aumentar a fertilidade. Nossos especialistas explicam tudo sobre os benefícios e riscos da terapia hormonal.

 

Palavras-Chave: Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo, Consulta com especialista em infertilidade em Botafogo, Tratamento com medicamentos para induzir ovulação em Botafogo, Tratamento hormonal para SOP em Botafogo, Tratamento com medicamentos para infertilidade feminina em Botafogo.

 

A terapia hormonal para infertilidade em Botafogo configura uma excelente alternativa para casos de infertilidade feminina, afinal de contas, diversos hormônios fazem parte dos mecanismos que levam à concepção e qualquer alteração, mesmo que mínima, pode dificultar o processo de fecundação do óvulo.

 

Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos principais especialistas de Botafogo na reprodução assistida, abordamos quais são os principais hormônios utilizados no tratamento para quadros de infertilidade, suas indicações, formas de administração e as opções de tratamento disponíveis para mulheres que buscam realizar o sonho da maternidade.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Hormônios Relacionados com Fertilidade - Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo

Na medicina reprodutiva, a estimulação ovariana, a inseminação artificial, o coito programado e fertilização in vitro são tratamentos que utilizam uma série de hormônios. Entre eles, se destacam o hormônio folículo-estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), o estrogênio e a progesterona.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Quando o Tratamento com Hormônios para Engravidar é Necessário? - Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo

O uso de tratamento hormonal para infertilidade é considerado quando a paciente apresenta problemas relacionados à ovulação, como anovulação (ausência de ovulação) ou irregularidades no ciclo menstrual. Contudo, ele também pode ser recomendado em casos de problemas específicos que atrapalham a concepção, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose, entre outras condições.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Tratamento Medicamentoso com Hormônios para Engravidar - Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo

Em relação à ovulação, alguns hormônios poderão ser utilizados no tratamento de infertilidade. Alguns dos medicamentos utilizados para infertilidade feminina são:

 

- Gonadotrofina: Hormônio injetável que permite melhorar a resposta da fertilidade por meio do controle dos folículos, muito utilizado na fertilização in vitro e na inseminação artificial, ajudando a aumentar a quantidade de estrogênio da mulher.

 

- Clomifeno: Hormônio anti-estrogênio que pode ser ingerido na forma de comprimidos. Esta medicação é útil nos tratamentos que visam corrigir problemas de ovulação, por exemplo, os ovários policísticos, que pode ser utilizado em tratamentos mais simples, como no caso do coito programado, ou em tratamentos mais complexos, como na fertilização in vitro.

 

- Inibidores da Aromatase (Letrozole): A indicação original do Letrozole é para o combate ao câncer de mama, mas nos últimos anos a sua utilização na indução da ovulação vem sendo utilizada de maneira Off Label, visando minimizar os efeitos colaterais de outros medicamentos, como o Clomifeno.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Indicação do Uso de Hormônios Após a Fertilização - Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo

Após ocorrer a fertilização, alguns tratamentos ainda necessitam de suporte hormonal, seja pela administração de progesterona via intramuscular, de estrogênio (oral, transdérmico, vaginal ou injetável), entre outros medicamentos. Modificações no estilo de vida, como perda de peso, mudanças na dieta, a prática moderada de exercícios físicos, também podem normalizar os níveis hormonais e aumentar as chances de gravidez.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Importância de Consultar um Especialista em Caso de Infertilidade Prolongada - Terapia Hormonal para Infertilidade Feminina em Botafogo

A terapia hormonal para infertilidade feminina configura um tratamento eficaz, resultando em taxas aumentadas de ovulação e induzindo a gravidez. No entanto, é necessário um acompanhamento minucioso de um especialista para prevenir ou minimizar os efeitos colaterais. Utilize o buscador inteligente da Guia Saúde e encontre especialistas em reprodução assistida que podem analisar o seu caso de forma individualizada, garantindo segurança e eficácia nos tratamentos.

Ver matéria
Laringoscopia no Leblon: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Exame
Laringoscopia no Leblon: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Exame

Saiba tudo sobre a laringoscopia no Leblon. Veja como o exame é feito, indicações, tipos e como se preparar. Encontre os mais qualificados otorrinolaringologistas da Zona Sul do Rio.

 

Palavras-Chave: Laringoscopia Leblon, Médico otorrinolaringologista Leblon, Exame de garganta Leblon, Clínica de otorrino Leblon, Marcar laringoscopia Rio de Janeiro, Melhor otorrino Leblon, Laringoscopia indireta Leblon, Laringoscopia direta Leblon, Preço laringoscopia Leblon, Laringoscopia para ronco Leblon, Laringoscopia para rouquidão Leblon, Laringoscopia com biópsia Leblon.

 

A laringoscopia é um exame fundamental para avaliar as vias aéreas superiores, como o nariz, a laringe e a faringe. Realizado com um aparelho endoscópico chamado laringoscópio, que possui uma câmera na ponta, o exame oferece uma visão detalhada da garganta. É indispensável no diagnóstico de lesões, doenças como disfagia, rinite, faringite, refluxo gastroesofágico e até câncer.

 

Neste artigo, preparado pelos melhores otorrinolaringologistas do Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, você vai encontrar as informações essenciais sobre esse exame, crucial na identificação de problemas anatômicos e funcionais.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Quando a Laringoscopia é Indicada? - Laringoscopia Leblon

O exame de laringoscopia pode ser solicitado pelo otorrinolaringologista quando o paciente apresenta:

 

- Tosse;

 

- Crônica ou com presença de sangue;

 

- Dificuldade ou dor para engolir;

 

- Rouquidão prolongada;

 

- Aftas frequentes;

 

- Refluxo gastroesofágico;

 

- Dor de garganta persistente;

 

- Suspeita de câncer;

 

- Tabagismo crônico;

 

- Sensação de "nó" na garganta;

 

- Histórico familiar de câncer de cabeça ou pescoço.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Como a Laringoscopia é Realizada? - Laringoscopia Leblon

O exame é realizado com o paciente sob sedação leve. O laringoscópio é introduzido pela boca ou nariz para permitir a visualização detalhada das estruturas da rinofaringe, orofaringe, laringe e hipofaringe. Durante o exame, o médico pode identificar lesões e, se necessário, realizar uma biópsia. Apesar de ser um procedimento simples, alguns pacientes podem sentir desconforto ou náusea, especialmente se não seguirem as orientações prévias.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Tipos de Laringoscopia - Laringoscopia Leblon

Existem diferentes tipos de laringoscopia, indicados de acordo com as necessidades do paciente:

 

- Laringoscopia Direta: Realizada em ambiente cirúrgico para investigar tumores e coletar amostras de tecido.

 

- Laringoscopia Indireta: Feita durante a consulta, sem a necessidade de equipamentos de fibra óptica. Geralmente usada para avaliações iniciais.

 

- Videolaringoscopia: Utiliza um endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo. É o método mais indicado para estudo detalhado da laringe.

 

- Nasofibrolaringoscopia: Exame feito com uma fibra óptica flexível introduzida pelas narinas, permitindo a avaliação completa das vias aéreas superiores.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Como se Preparar para a Laringoscopia? - Laringoscopia Leblon

A preparação para a laringoscopia envolve algumas etapas importantes:

 

- Jejum de 2 horas: Para evitar náuseas durante o exame.

 

- Posicionamento correto: O paciente deve estar sentado e a região pode ser anestesiada com spray.

 

- Evitar alimentos e bebidas por 8 horas: Especialmente se for utilizada anestesia mais forte.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Encontre os Mais Qualificados Otorrinolaringologistas do Leblon - Laringoscopia Leblon

Está buscando um otorrinolaringologista no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, que realize laringoscopia com precisão e conforto? Utilize o buscador da Guia Saúde para encontrar especialistas renomados e agende sua consulta com facilidade.

Ver matéria
Os Diferentes Tipos de Cistos Ovarianos - Ginecologista Barra da Tijuca
Os Diferentes Tipos de Cistos Ovarianos - Ginecologista Barra da Tijuca

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Cistos no Ovário Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Cistos no Ovário Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista Barra da Tijuca

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  Barra da Tijuca

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista Barra da Tijuca

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista Barra da Tijuca

O Ginecologista Barra da Tijuca pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista Barra da Tijuca poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista Barra da Tijuca

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista Barra da Tijuca levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista Barra da Tijuca para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista Barra da Tijuca pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista Barra da Tijuca pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos Barra da Tijuca, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA