Sou médico formado pela Universidade Federal do Maranhão, com Residência médica e título nacional de especialista em Oftalmologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Além de especialização em Retina e Vítreo com ênfase em Retinopatia Diabética, no Centro Brasileiro da Visão em Brasília (DF), tem especialização em Neuro-oftalmologia, na Universidade Federal de Goiás.
O maranhense nascido na capital São Luís, também é Professor aprovado em concurso público da disciplina de Oftalmologia da Universidade Federal do Maranhão desde 2015. Possui Mestrado com tema sobre "Tratamento do edema macular diabético persistente”, realizado na UNB-Brasília (DF)-2018.
Álvaro Bruno Botentuit é vice-presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia, Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Academia Americana de Oftalmologia;
Neste ano de 2019 conseguiu, com a sensibilidade do deputado Arnaldo Melo, a aprovação unânime na Assembleia Legislativa do projeto de lei que torna obrigatório o Teste do Olhinho no Maranhão. A novidade que estabelece tratamento gratuito em até um mês após nascimento deve ajudar a prevenir doenças oftalmológicas em cerca de 115 mil crianças que nascem a cada ano no Estado.