Sou Psicóloga, especialista em terapia cognitivo-comportamental e ansiedade, realizo atendimento presencial e online para pacientes do Brasil e exterior.
Meu objetivo é proporcionar um tratamento de qualidade e humanizado de forma individual, focado em desenvolver habilidades necessárias para que cada paciente possa ter mais qualidade de vida e autoconfiança.
Além da prática clínica, compartilho meu conhecimento através de palestras corporativas, aulas e conteúdos compartilhados nas mídias sociais.
A psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tratamento psicoterapêutico que possui inúmeros estudos científicos que apoiam a sua eficácia, sendo considerada padrão ouro para o tratamento de diversos quadros clínicos.
O objetivo do tratamento é identificar padrões de pensamentos e crenças que influenciam no estado emocional do paciente e consequentemente em seu comportamento, a fim de auxiliar a encontrar novas possibilidades de pensamentos que sejam mais funcionais, uma vez que não são os acontecimentos em si que geram sofrimento, mas os significados atribuídos a eles.
Por meio da aprendizagem de diversas estratégias o paciente desenvolverá autonomia, podendo atuar como seu próprio terapeuta.
Como funciona a terapia cognitivo-comportamental (TCC)?
A TCC se concentra em identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos. O objetivo é ajudar os indivíduos a desenvolverem habilidades para lidar com desafios emocionais e psicológicos de maneira mais eficaz.
Por meio dela você aprende a identificar pensamentos automáticos e crenças distorcidas que contribuem para sentimentos e comportamentos negativos. Também se concentra em mudar comportamentos disfuncionais que estão associados a padrões de pensamentos negativos.
Após essa identificação, a terapia cognitivo-comportamental tem como objetivo promover uma reestruturação cognitiva através do desenvolvimento de habilidades e exercícios para serem aplicados no seu dia a dia, a fim de tornar esses padrões de pensamentos mais funcionais.
Para quem é indicada?
O cuidado com a saúde mental não se limita à presença de uma doença mental. Aspectos psicológicos, emocionais e comportamentais podem influenciar várias áreas da vida, incluindo relações interpessoais, vida profissional, acadêmica, financeira, afetiva e saúde física.
Por isso, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é recomendada para tratar desde problemas pontuais até condições mais complexas, como ansiedade, depressão, fobias, transtornos alimentares e dificuldades com sono etc.