A consulta ginecológica é parte fundamental da prevenção e promoção da saúde da mulher, para isso, é necessário visitar o ginecologista ao menos uma vez por ano. Por se tratar de assuntos da intimidade da mulher, é extremamente importante que a paciente sinta-se segura e confortável com o médico, pois a relação de confiança é a base da minha especialidade.
O ginecologista e obstetra deve ser empático e compreender a situação de fragilidade que a paciente está no momento da consulta. Por isso é extremamente importante escolher um médico com quem você se identifique!
Decidi ser obstetra muito antes de saber o que era obstetrícia: meu sonho de infância era fazer partos. Só depois descobri que para isso, deveria ser médico gineco-obstetra.
Até hoje, quando ajudo um bebê a nascer, me sinto realizado como profissional e ser humano.
Amo a obstetrícia e o parto normal, achando que a cesariana é um instrumento importantíssimo para salvar vidas, mas apenas quando necessária. Na medicina atual, tenho ferramentas para amenizar a dor e identificar uma situação de necessidade para cesariana com bastante segurança, por isso, não é preciso ter medo de tentar ter parto normal!
A tecnologia também faz parte da minha especialidade, e a cirurgia endoscópica (histeroscopia e videolaparoscopia) são ótimas para resolver a doença com um tempo para recuperação 50% menor do que na cirurgia tradicional!