Clínicas

Selecione...

Região

Ponta Grossa

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Ponta Grossa/PR

Dr. Thiago Poteriko
Fisioterapeuta
  • End. 1
, - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Sabrina Tavares Pereira
Pneumologista Pediatrico
  • End. 1
, - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Mirela Rodrigues Padilha
Fisioterapeuta
  • End. 1
, - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Larissa Blum
Médico(a)
  • End. 1
R. Nestor Guimarães, 111 - sala 72 - Estrela, 111 - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Lauro Koehler
Cirurgião Plástico
  • End. 1
R. Nestor Guimarães, 111 - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Carolyn Maria de Geus Wenceslau
Reumatologia e Geriatria
  • End. 1
Rua Padre Ildefonso, 475 - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Angeli Cristine Kaiser
Psiquiatra
  • End. 1
Rua Marques de Souza, 105 - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Priscila Martins Calil
Fisioterapeuta
  • End. 1
  • End. 2
Rua Benjamin Constant, 01 - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Mariciane Melo
Podologia
  • End. 1
Rua Coronel Francisco Ribas, 978 - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Rafael Freitas
Fisioterapeuta
  • End. 1
, - - Ponta Grossa. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Vitrectomia: Como é feita a cirurgia e quais as suas indicações? - Vitrectomia Ponta Grossa
Vitrectomia: Como é feita a cirurgia e quais as suas indicações? - Vitrectomia Ponta Grossa

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico oftalmológico que tem como objetivo remover o gel vítreo — uma substância gelatinosa e transparente, localizada no interior do olho e composta por 99% de água e 1% de ácido hialurônico — do globo ocular, substituindo-o por uma outra substância. A principal função do vítreo é dar forma e sustentação ao globo ocular, mas devido a algumas inflamações, doenças ou traumas, o gel vítreo pode sofrer alterações, trazendo prejuízos à visão.

 

Dessa forma, a vitrectomia pode ser indicada para o tratamento de tais alterações oculares, prevenindo danos irreversíveis à visão. Ao longo deste artigo, você confere como a cirurgia é realizada, quais são as principais indicações do procedimento, além de outras informações importantes sobre a vitrectomia. Mas, antes de continuar sua leitura, queremos te fazer uma pergunta:

 

  • Você sabe onde pode encontrar um oftalmologista qualificado? - Vitrectomia Ponta Grossa

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a vitrectomia com um oftalmologista, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

 

Ponta Grossa, município do estado do Paraná, é um polo de referência para a atuação de Oftalmologistas, prontos para cuidar da sua saúde ocular e realizar a cirurgia de vitrectomia.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um oftalmologista, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Oftalmologista Ponta Grossa e a cirurgia como Vitrectomia Ponta Grossa. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site para encontrar um especialista próximo a você.

 

 Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Como a cirurgia é realizada? - Vitrectomia Ponta Grossa

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico um pouco mais complexo do que outros procedimentos oculares, como é o caso das cirurgias refrativas a laser ou da cirurgia de catarata, por exemplo, mas, mesmo assim, trata-se de um procedimento extremamente seguro. A cirurgia é realizada com o paciente sob anestesia local e sedação. No procedimento, o cirurgião ocular realiza três acessos no globo ocular, pelos quais introduz o vitreófago — aparelho responsável por remover o vítreo —, a fibra óptica responsável por iluminar a área e, por último, a substância que substituirá o vítreo removido (líquido, gás ou óleo).

 

Na maioria dos casos, onde a alteração é especificamente no vítreo, a substância utilizada para substituir o vítreo é a BSS, uma solução salina muito semelhante ao humor vítreo, composta basicamente por água e sais minerais, que será gradualmente reabsorvida pelo organismo e substituída pelo humor aquoso. No entanto, em casos específicos, como no descolamento de retina, o cirurgião pode optar pela utilização de gás ou de óleo de silicone.

 

Nos casos em que o gás é utilizado, ele irá desaparecer do organismo em até 4 semanas. Já quando é utilizado o óleo, pode ser necessária uma nova abordagem após a cirurgia para retirar a substância. Por fim, atualmente, os instrumentos utilizados na vitrectomia dispensam a necessidade de suturas ao fim da cirurgia, o que também reduz o tempo de recuperação do paciente.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Quando a vitrectomia é indicada? - Vitrectomia Ponta Grossa

As indicações da vitrectomia podem ser diversas, mas o principais problemas que levam a recomendação do procedimento são:

 

- Inflamações do globo ocular;

- Sangramentos decorrentes de traumas;

- Descolamento do vítreo;

- Descolamento da retina;

- Complicações decorrentes da retinopatia diabética;

- Complicações decorrentes da cirurgia de catarata;

- Buraco macular;

- Crescimento exagerado de vasos sanguíneos presentes na retina;

- Presença de corpo estranho na cavidade vítrea após trauma ocular;

- Moscas volantes.

 

O diagnóstico precoce, bem como a realização da cirurgia são fundamentais para garantir o sucesso da cirurgia e, caso isso não aconteça, pode haver perda gradual da visão, que muitas vezes é irreversível.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Como é o pós-operatório da cirurgia? - Vitrectomia Ponta Grossa

O pós-operatório vai variar de acordo com a finalidade da cirurgia de vitrectomia. Nos casos em que a cirurgia foi feita apenas para substituição do vítreo, a recuperação é bem rápida e cerca de uma semana após o procedimento o paciente já pode estar apto a retomar atividades que não envolvam muito esforço físico.

 

Geralmente o olho operado fica coberto por um tampão por aproximadamente 1 dia. Após a retirada dessa proteção, é comum o paciente apresentar vermelhidão nos olhos por até duas semanas, além de sensibilidade à luz por alguns dias.

 

Entre os cuidados mais importantes nesse período estão o uso rigoroso das medicações prescritas; evitar tocar os olhos, para prevenir atritos ou infecções; não se aproximar de panelas quentes ou do calor do fogão; e evitar esforços físicos intensos por algumas semanas.

 

Já nos casos em que a vitrectomia é realizada para tratamento de outras condições, como o descolamento de retina, sendo usado gás ou óleo, a principal diferença no pós-operatório é o posicionamento correto da cabeça durante as próximas semanas.

 

O objetivo dessa medida é fazer com que a substância permaneça na posição correta no globo ocular e esse posicionamento deve ser mantido tanto com paciente acordado quanto durante o sono. A posição e o tempo de permanência vão depender de cada caso e serão orientados pelo médico cirurgião.

 

Sendo assim, o período de repouso e afastamento das atividades (físicas e de trabalho) do paciente pode variar de 7 dias, nos casos mais simples, a até 30 dias, nos casos mais complexos.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Cuide da sua visão! - Vitrectomia Ponta Grossa

O principal cuidado que você deve ter para evitar qualquer problema ocular, consiste em manter em dia suas consultas oftalmológicas, além de buscar ajuda médica especializada sempre que qualquer sintoma diferente surgir. Tanto para os problemas relacionados ao vítreo quanto para as outras condições oculares, um diagnóstico precoce pode evitar complicações mais graves.


Por isso, lembre-se: Você pode encontrar oftalmologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Oftalmologista Ponta Grossa, Vitrectomia Ponta Grossa, ou ainda, trocando o nome da cidade pelo nome da cidade do seu interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Agulhamento Seco: Entenda como a técnica é capaz de eliminar nós nos músculos - Fisioterapia Ponta Grossa
Agulhamento Seco: Entenda como a técnica é capaz de eliminar nós nos músculos - Fisioterapia Ponta Grossa

O agulhamento seco é uma técnica utilizada por especialistas no tratamento da dor miofascial, a qual se caracteriza pela inserção de uma agulha filamentar sólida através da pele, sem o uso de anestesia. Além de tratar a dor miofascial e diversas outras disfunções,  o agulhamento a seco promove benefícios como o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética, a recuperação e a regeneração de tecidos lesionados.

 

Na fisioterapia, o agulhamento seco é utilizado para direcionar nós nos músculos, os chamados pontos-gatilho. Durante uma sessão deste tratamento, as agulhas são  inseridas de forma estratégica nos pontos-gatilho, a fim de liberar a tensão no músculo, gerando uma resposta terapêutica imediata e é por isso que elas devem ser conduzidas por um Fisioterapeuta 100% qualificado.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 240 mil Fisioterapeutas registrados e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar um Fisioterapeuta 100% qualificado e verificado no município de Ponta Grossa

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Fisioterapia Ponta Grossa

Você está procurando por um Fisioterapeuta 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um Fisioterapeuta de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes. 

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu.  

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

  • Liberação de pontos-gatilho através do agulhamento seco -  Fisioterapia Fisioterapia Ponta Grossa

O agulhamento seco utilizado na Fisioterapia Ponta Grossa é uma técnica baseada na neurofisiologia, um dos ramos da fisiologia e que tem como objeto de estudo o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e o Sistema Nervoso Periférico (raízes, nervos e músculos). A técnica é aplicada na Fisioterapia Ponta Grossa com a finalidade de liberar/inativar os pontos-gatilho e diminuir a dor miofascial, musculoesquelética, neuropática e articular.

 

A formação desses pontos-gatilho ocorre quando há uma contratura muscular, que provoca a ausência de oxigênio, a diminuição do fluxo sanguíneo no músculo afetado e causa dor nas regiões próximas. Por exemplo, caso ocorra a formação de pontos-gatilho nos músculos do ombro, do pescoço ou da face, é comum que os pacientes atingidos se queixarem de dores de cabeça, já que o ponto-gatilho refere-se à dor na cabeça.

 

Os pontos-gatilho costumam ser causados por treinos inadequados, sedentarismo, postura inadequada, posições de dormir, traumas musculares e estresse, surgindo com mais frequência na região cervical, região dorsal alta (trapézio), ombro, região interescapular (entre as escápulas), lombar e glúteos.

 

  • Quais são os sintomas provocados pelos pontos-gatilho? Fisioterapia Ponta Grossa

O músculo acometido pelos pontos-gatilho costuma apresentar fadiga, tensão, fraqueza e contração muscular involuntária, geralmente acompanhada de dor. Ocorre também perda de força, flexibilidade e de orientação espacial.

 

No agulhamento seco, quando a agulha é inserida no ponto-gatilho miofascial, ela estimula as terminações nervosas, iniciando um processo de contração local que fornece um forte impulso neural, interrompendo o circuito doloroso dos pontos-gatilhos e promovendo o alívio da dor.

 

  • Quais são os benefícios do agulhamento seco? - Fisioterapia Ponta Grossa

Quando se trata da Fisioterapia Ponta Grossa, o agulhamento seco se mostra um recurso extremamente importante, já que consegue promover diversos benefícios aos pacientes, como por exemplo:

 

- Redução da dor: Já foi comprovado por diversos estudos que o agulhamento a seco é eficaz para alívio de dores musculoesqueléticas, da síndrome dolorosa miofascial, de dores de cabeça tipo tensão, enxaquecas, dores da articulação temporomandibular, dores por overtraining, distúrbios associados com lesão por chicote (whiplash), tendinopatias do ombro, dor pélvica e outras síndromes urológicas

 

- Melhora do movimento: Um estudo publicado em 2010 na Acupuncture in Medicine mostrou que pacientes submetidos a terapia com agulhamento seco, em conjunto com terapia baseada em movimento, passam a experimentar movimentos mais fluidos.

 

- Otimização do processo de recuperação: Uma das vantagens do tratamento com agulhamento a seco na Fisioterapia Ponta Grossa é que a melhora do quadro acontece desde a primeira sessão, acelerando todo o processo de recuperação. Em um estudo realizado na Universidade de Queensland, na Austrália, a técnica se mostrou uma ótima alternativa para acelerar o processo de cicatrização, reduzir o custo econômico em diversos tratamentos e para minimizar a dor e a incapacidade em até três semanas de tratamento.

 

  • Agulhamento seco é o mesmo que acupuntura? - Fisioterapia Ponta Grossa

As agulhas usadas na acupuntura tradicional e na agulha seca são as mesmas. A diferença entre as técnicas é que na acupuntura, o paciente pode sentir uma sensação de formigamento, enquanto no agulhamento seco, ele pode sentir o músculo “agarrando” a agulha, sensação que desaparece rapidamente e é substituída por uma sensação de relaxamento.

 

  • Conclusão: Importância do agulhamento seco na fisioterapia - Fisioterapia Ponta Grossa

Independentemente da causa, é importante buscar ajuda de um Fisioterapeuta em Ponta Grossa para tratar a dor miofascial e manter o bem-estar e a qualidade de vida, algo que pode ser recuperado rapidamente através das sessões e agulhamento seco na  Fisioterapia Ponta Grossa.


Lembre-se: Você pode encontrar um Fisioterapeuta, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Fisioterapia Ponta Grossa ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Ortopedista Ponta Grossa - Qual é a função de um ortopedista?
Ortopedista Ponta Grossa - Qual é a função de um ortopedista?

Dentre as especialidades médicas, a ortopedia se destaca por sua importância no tratamento de diversos problemas, que afetam todo o nosso corpo. Nessa especialidade, temos o ortopedista, um profissional formado em medicina e que através da sua especialização, tornou-se capaz de diagnosticar, tratar e realizar o acompanhamento de lesões que afetam o sistema locomotor. O sistema locomotor é formado por músculos, articulações, ossos e ligamentos, fazendo do ortopedista o profissional responsável por tratar de todas as suas estruturas. Antes de continuar sua leitura, quero te fazer uma pergunta:

 

  • Você sabe onde pode encontrar um ortopedista qualificado? - Ortopedista Ponta Grossa

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a sua primeira consulta com um ortopedista, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

Ponta Grossa, um município do estado do Paraná, reúne diversos Ortopedistas e para facilitar a sua busca por um profissional credenciado, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Ortopedista Ponta Grossa. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

 

 Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

Continue sua leitura a seguir

 

  • Qual é a função de um ortopedista? - Ortopedista Ponta Grossa

O ortopedista é um especialista preparado para a realização dos mais diversos procedimentos, desde a realização de consultas até cirurgias complexas. Entenda a seguir um pouco sobre cada função do Ortopedista Ponta Grossa.

 

- O ortopedista realiza consultas: O ortopedista pode realizar o atendimento aos seus  pacientes, seja esse atendimento feito no consultório do ortopedista, em uma clínica especializada em ortopedia ou no ambiente hospitalar. Ortopedista Ponta Grossa

Ao atender os seus pacientes, o ortopedista deverá avaliar possíveis queixas dos seus pacientes, os sintomas relativos ao diagnóstico de doenças e tratar de traumas e lesões. Ortopedista Ponta Grossa

- Solicita pedidos de exame: A realização de exames é algo fundamental para que o ortopedista possa avaliar em detalhes os quadros clínicos dos pacientes e fornecer diagnósticos detalhados. Ortopedista Ponta Grossa

 

- Fornece diagnósticos: Após a realização de exames, o ortopedista pode diagnosticar os seus pacientes, de forma precisa e esclarecendo aos mesmos a necessidade do uso de medicamentos e da realização de tratamentos ou acompanhamentos. Ortopedista Ponta Grossa

 

- Receita o uso de medicamentos: O ortopedista pode receitar o uso de medicamentos, sejam eles para tratar ou aliviar sintomas, o que dependerá de cada caso.Ortopedista Ponta Grossa

 

- Planeja tratamentos: Quando o uso de medicamentos não se mostra eficaz para solucionar os problemas do paciente, o ortopedista pode planejar e indicar tratamentos, de diferentes tipos, encaixados às necessidades do quadro clínico do paciente. Entre os tratamentos mais comuns estão a realização de fisioterapia e o planejamento de uma rotina de exercícios físicos. Ortopedista Ponta Grossa

 

Os tratamentos planejados pelo Ortopedista Ponta Grossa são de suma importância para que o paciente não realize tarefas que podem ser prejudiciais para o seu quadro clínico, agravado por exemplo problemas na coluna ou nas articulações, sendo papel desse especialista autorizar ou não a realização dessas tarefas. Ortopedista Ponta Grossa

- Realiza acompanhamentos: Alguns pacientes apresentam problemas que não exigem a realização de tratamentos, mas sim o acompanhamento de seus quadros clínicos, sendo esse acompanhamento essencial para garantir a saúde e a qualidade de vida do paciente. O ortopedista pode acompanhar pacientes com problemas ortopédicos ou crônicos, como artrite, artrose e reumatismo, que exigem cuidados especiais. Ortopedista Ponta Grossa

 

  • Quais são os principais problemas tratados na ortopedia? - Ortopedista Ponta Grossa

- Problema na coluna: Este é o problema mais comum na atualidade, que ocorre em decorrência do uso de calçados inadequados para o tamanho do pé as necessidades individuais ou por lesões provocadas ao carregar cargas pesadas, por exemplo.

 

- Artrose: A artrose é uma doença crônica que pode ocasionar a incapacidade de movimentos, podendo ser desenvolvida por fatores como genética ou avanço da idade.

 

- Tendinite: A tendinite é caracterizada pela inflamação dos músculos, desenvolvendo sintomas como limitação de movimentos,  dores e vermelhidão.

 

- Rompimento de ligamentos: Quando um ligamento é rompido, o paciente pode sofrer grandes dificuldades para se locomover ou realizar movimentos básicos, sendo a intervenção cirúrgica a solução mais indicada, na maioria dos casos.

 

- Fraturas: Uma fratura pode ocorrer como decorrência de um acidente, afetando os ossos e levando a imobilização da região. Fatores como a prática de atividades física e profissões,  idade e peso, podem contribuir para que as fraturas aconteçam.

 

  • Quando devo procurar um ortopedista? - Ortopedista Ponta Grossa

Muitos pacientes não sabem quando devem procurar um Ortopedista Ponta Grossa pois não entendem bem o que essa especialidade trata. Conforme esclarecido anteriormente, um especialista em ortopedia trata de problemas que envolvam o sistema locomotor e de todas as estruturas responsáveis pela locomoção de uma pessoa. Ortopedista Ponta Grossa

 

Desta maneira, um ortopedista deverá tratar de malformações, disfunções e problemas congênitos, principalmente aqueles que afetam as mãos e punho, como tendinites, fraturas, artroses, entre outros. Esses problemas, tratados pelo especialista, podem ser desenvolvidos ao longo da vida, como em decorrência de um acidente, ou de problemas congênitos.

 

Além das condições citadas, doenças e lesões que interferem no sistema musculoesquelético também são tratadas pelo Ortopedista Ponta Grossa. Para procurar um ortopedista, o paciente não precisa se consultar previamente com um clínico geral. Ao identificar alguns sintomas, o paciente pode buscar a ajuda diretamente de um ortopedista, sendo os sinais de alerta mais comuns:

 

-  A limitação de movimentos;

- Sentir dores frequentes nos músculos, nos ossos e nas articulações;

- Sentir dores que se intensificam quando um determinado movimento é realizado;

- Perder flexibilidade nas articulações;

- Acidentes ou fraturas;

- Perceber deformações nos músculos, nos ossos ou nas articulações.

 

  • Conclusão - A importância de se consultar com um ortopedista - Ortopedista Ponta Grossa

A nossa intenção com esse artigo é esclarecer a importância desse especialista, assim como detalhar a sua atuação e qual é o momento em que você deve procurá-lo. Outro fator essencial para que você possa se cuidar da maneira correta é estabelecer cuidados diários, observando sintomas e tratando-os antes que possam se transformar em problemas crônicos. Ortopedista Ponta Grossa


Lembre-se: Você pode encontrar Ortopedistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ortopedista Ponta Grossa ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade. Ortopedista Ponta Grossa

Ver matéria
Quando devo procurar um especialista em ombro? - Especialista em Ombro Ponta Grossa
Quando devo procurar um especialista em ombro? - Especialista em Ombro Ponta Grossa

O ombro é uma das articulações mais complexas do nosso corpo, sendo formado por três ossos diferentes: a escápula, a clavícula e o úmero. Além disso, sua composição também envolve músculos e tendões, responsáveis por possibilitar que nossos braços sejam levantados ou abaixados, assim como pelos diversos movimentos que realizamos com eles.

 

Devido à sua enorme importância e aos diversos papéis que desempenham, nossos ombros estão propensos a sofrer com problemas como, desgastes, fraturas e deslocamentos. Nesse contexto, o ortopedista especialista em ombro é o profissional indicado para tratar desses problemas, assim como das diversas doenças que podem acometê-los.

 

Antes de continuar sua leitura, queremos te fazer uma pergunta:

 

  • Você sabe onde pode encontrar um ortopedista especialista em ombro qualificado? - Especialista em Ombro Ponta Grossa 

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a sua primeira consulta com um ortopedista, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

 

Ponta Grossa, um município do estado do Paraná, reúne diversos ortopedistas especialistas em ombro e para facilitar a sua busca por um profissional credenciado, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Especialista em Ombro Ponta Grossa para nos referirmos a esse especialista. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

 

 Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

Continue sua leitura a seguir

 

  • Quais são as principais doenças que acometem os ombros? - Especialista em Ombro Ponta Grossa 

Existem inúmeras doenças que podem acometer os nossos ombros. Entre as principais doenças tratadas pelo Ortopedista Especialista em Ombro Ponta Grossa, temos: 

 

  • Síndrome do manguito rotador:

A síndrome do manguito rotador ocorre quando há uma lesão nas estruturas que estabilizam o ombro, provocando sintomas como dor, dificuldade para levantar o braço, inchaço e dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia, como por exemplo se vestir.

 

  • Tendinite calcárea:

Consiste em um tipo de tendinite de ombro, na qual ocorre a calcificação do  tendão, gerando a princípio, dor ou desconforto leve. No entanto, a qualquer momento a dor pode se agravar, tornando-se extremamente intensa.

 

  • Capsulite adesiva:

A capsulite adesiva é uma síndrome caracterizada por sintomas como dor e rigidez articular fibrosa. A capsulite adesiva acomete principalmente as mulheres, com faixa etária de 40 a 60 anos, e pode estar associada a outras doenças.

 

  • Bursite:

A bursite é uma inflamação que atinge a estrutura conhecida como bursa,  provocando dor nos ombros, principalmente quando certos movimentos são realizados, como a abdução, rotação ou a elevação dos membros superiores.

 

  • Quando devo procurar um especialista em ombro? - Especialista em Ombro Ponta Grossa

Normalmente, o Ortopedista Especialista em Ombro Ponta Grossa é procurado para avaliar lesões no ombro, que por ser uma articulação complexa e com um elevado grau de movimentos em múltiplas direções, estão sujeitos a lesões por uso excessivo e que provocam dor.

 

Sentir dor nunca é normal e, geralmente, essa é uma das principais formas do nosso corpo alertar que algo está errado. Logo, ao apresentar dor, incapacidade de realizar movimentos básicos em atividades diárias ou a perda de força significativa nos braços, será preciso buscar a ajuda do  Ortopedista Especialista em Ombro Ponta Grossa e passar por uma avaliação para investigar as causas.

 

  • Conclusão - A importância de se consultar com um ortopedista - Especialista em Ombro Ponta Grossa

A nossa intenção com esse artigo é esclarecer a importância do Ortopedista Especialista em Ombro Ponta Grossa, assim como detalhar a sua atuação e qual é o momento em que você deve procurá-lo, sendo esse profissional essencial para que você possa tratar todas as condições citadas antes que se transformem em problemas crônicos.

 

Lembre-se: Você pode encontrar especialistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ortopedista Especialista em Ombro Ponta Grossa ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Ver matéria
Trocas na fala Ponta Grossa
Trocas na fala Ponta Grossa

As trocas na fala, fazem parte do processo de aquisição dessa habilidade e são esperadas em crianças até os 5 anos de idade, devendo ser tratados pelo Fonoaudiólogo Ponta Grossa. E quando não identificadas e tratadas, essas trocas na fala podem gerar consequências graves. 

 

Na Guia Saúde você pode encontrar Fonoaudiólogos qualificados e verificados na cidade de Ponta Grossa, especialistas no tratamento de trocas na fala.

 

Palavras-chave: Trocas na fala, Fonoaudiólogo, Ponta Grossa, Fonoaudiólogo Ponta Grossa, Trocas na fala Ponta Grossa.

 

  • Fonoaudiólogo Ponta Grossa: Por que ocorrem as trocas na fala? - Tratamento de trocas na fala Ponta Grossa

Quando as crianças iniciam suas primeiras palavras, por volta dos 12 meses de idade, é comum que ocorram algumas trocas na fala, seja pela omissão ou repetição de sílabas e sons. Isso ocorre porque  a fala é um ato motor complexo que envolve diferentes estruturas cerebrais e como o cérebro do bebê, bem como toda a sua musculatura orofacial ainda estão em formação, o mesmo não possui plena capacidade de falar como um adulto em tão tenra idade.

 

Ademais, as trocas na fala podem ocorrer devido a:

 

- Alterações genéticas;

 

- Atrasos de desenvolvimento;

 

- Quadros de otite de repetição durante a infância;

 

- Alterações ou falta de maturação do processamento auditivo central;

 

- Desvios fonológicos sem uma causa orgânica.

 

No caso dos desvios fonológicos, embora a criança possua total integridade neurológica e das estruturas envolvidas na fala, pode haver uma dificuldade específica para a pronúncia de determinados fonemas, sendo esta a principal causa que leva as crianças ao tratamento de Trocas na fala Ponta Grossa.

 

  • Fonoaudiólogo Ponta Grossa: Principais trocas na fala - Tratamento de trocas na fala Ponta Grossa

As principais Trocas na fala Ponta Grossa se caracterizam pela dificuldade ou impedimento na produção dos fonemas, sendo as alterações mais comuns:

 

- Trocas de letras, como dizer balata ao invés de barata;

 

- Omissões de letras, como dizer pedra no lugar de pedra;

 

- Distorções de sons, como no caso do fonema /r/, que está entre um dos mais difíceis de serem aprendidos. Podemos notar essas distorções quando a criança confunde palavras como “prato” e “pato”.

 

  • Fonoaudiólogo Ponta Grossa: Diagnosticando as trocas na fala - Tratamento de trocas na fala Ponta Grossa

Quando não superadas na infância, as Trocas na fala Ponta Grossa podem se estender até a vida adulta, exigindo que seja dado início ao tratamento de Trocas na fala Ponta Grossa. Entretanto, antes de dar início ao tratamento, o Fonoaudiólogo Ponta Grossa deve identificar as causas das trocas na fala.

 

As trocas nas falas podem ser classificadas em 4 categorias diferentes. São elas:

 

- Dislalia Evolutiva: Esse é o tipo de troca na fala mais comum em crianças e que, de modo geral, desaparece de forma natural conforme o desenvolvimento da criança.

 

- Dislalia Funcional: Caracterizada pela substituição de uma letra por outra ao falar, bem como pelo acréscimo de outra letra ou pela interrupção do som.

 

- Dislalia Audiogênica: Ocorre devido a alguma deficiência auditiva, fazendo com que por não conseguir ouvir, a criança se torne incapaz de repetir os sons que pronuncia corretamente.

 

- Dislalia Orgânica: Esse tipo de troca na fala ocorre devido a algum tipo de lesão no cérebro ou a alterações na estrutura da boca ou da língua, afetando assim a pronúncia correta da fala.

 

Identificada a causa correta da dislalia, o fonoaudiólogo pode então dar início ao tratamento de trocas na fala mais adequado.

 

  • Fonoaudiólogo Ponta Grossa: Qual é o tratamento mais adequado para trocas na fala? - Tratamento de trocas na fala Ponta Grossa

O tratamento de Trocas na fala Ponta Grossa depende principalmente da identificação das causas. Mas, de modo geral, o Fonoaudiólogo Ponta Grossa pode propor um tratamento individualizado para a criança, tendo como base a realização de exercícios para promover a melhora dos músculos usados ??para a pronúncia ou aperfeiçoamento da articulação, além da realização de exercícios respiratórios e de expressão. Quando a causa do impedimento da fala é uma má-formação, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para corrigi-lá.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Fonoaudiólogos qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Trocas na fala Ponta Grossa ou Fonoaudiólogo Ponta Grossa. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Oftalmologista Ponta Grossa - Quando se deve ir ao Oftalmologista?
Oftalmologista Ponta Grossa - Quando se deve ir ao Oftalmologista?

Um oftalmologista é o médico especialista no tratamento de tudo aquilo que envolve a saúde dos olhos. O oftalmologista é responsável por prescrever os exames, fornecer o diagnóstico de uma possíveis doenças, analisar o tratamento adequado para o paciente, além de realizar o acompanhamento do paciente no pré e pós operatório de cirurgias oculares. O município de Maringá, no estado do Paraná, reúne diversos oftalmologistas e para facilitar a sua busca por um profissional certificado e verificado, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Oftalmologista Ponta Grossa. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quando devo procurar pelo oftalmologista?

Visitar periodicamente um Oftalmologista Ponta Grossa é fundamental para que você possa preservar a saúde de seus olhos, principalmente ao sentir qualquer incômodo que esteja relacionado aos olhos. Não tratar os sintomas de maneira precoce pode fazer com que os sintomas se prolonguem, acarretando em danos irreversíveis a visão e possíveis prejuízos ao longo da sua vida. 

Ao fornecer um diagnóstico precoce, o Oftalmologista Ponta Grossa se mostra essencial para o tratamento de doenças como glaucoma e catarata, podendo impedir o avanço do quadro clínico. Por isso, é recomendado que as visitas ao Oftalmologista Ponta Grossa sejam iniciadas desde a infância e continuem frequentes ao longo da vida. A primeira visita pode ser feita ainda quando o bebê está recém-nascido, já que alguns problemas oftalmológicos podem ser congênitos. 

Na fase adulta, as visitas ao Oftalmologista Ponta Grossa devem acontecer anualmente, a não ser que o paciente possua algum sintoma que exija consultas com uma maior frequência. Entre os principais sintomas que devem te fazer ir ao Oftalmologista Ponta Grossa, estão:

  • Irritação nos olhos e lacrimejamento;
  • Dores de cabeça e nos olhos;
  • Baixa acuidade visual;
  • Vermelhidão ou inchaço;
  • Sensibilidade à luz;
  • Visão embaçada;
  • Visão dupla;
  • Manchas na visão;
  • Forçar a vista para tentar enxergar melhor;
  • Dificuldade para enxergar à noite;
  • Dificuldade para distinguir cores;
  • Sensação de pressão nos olhos;
  • Ter mais de 40 anos;
  • Histórico de diabetes ou hipertensão.

Lembre-se, você pode encontrar Oftalmologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Oftalmologista Ponta Grossa, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA