O stress é um fator de risco independente para doença cardiovascular. Ou seja, mesmo sem outras doenças associadas, favorece a possibilidade de eventos cardíacos. Avalie esse risco com seu cardiologista.
Dr. Marcus R. Andreucci
Cardiologista
Maringá/PR
O transtorno de ansiedade pode ocasionar sintomas semelhantes aos das doenças cardiovasculares, tais como: palpitações, cansaço e falta de ar.
Por outro lado, distúrbios do humor, tais como depressão e ansiedade são, reconhecidamente, fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.
Além disso, indivíduos que sofreram um infarto do miocárdio têm maior chance de desenvolver um distúrbio de humor, acarretando em incremento de complicações.
Por isso, é fundamental que o cardiologista consiga identificar esses problemas e propor tratamentos individualizados.
Dr. Marcos Benchimol
Cardiologista
Rio de Janeiro/RJ
Sim, a ansiedade é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares mais prevalentes em nosso meio. Colabora no surgimento da hipertensão arterial assim como em casos de pico hipertensivos isolados. O tratamento e controle da ansiedade faz parte do arsenal não medicamentoso de diversas doenças cardiovasculares.
Dr. Heder Leite
Cardiologista
Rio de Janeiro/RJ
Por incrível que parece ainda não temos estudos comprovando essa relação.
Porém é sabido que na prática clínica os pacientes ansiosos se alimentam de forma mais equivocada e também não tem boas práticas de exercício físico. O que leva ao aumento do risco cardiovascular.
Então podemos dizer que indiretamente, sim.
Dr. Marcelo Puzzi
Cardiologista
Maringá/PR