O Bypass Gástrico e a Gastrectomia Vertical (Sleeve) são, atualmente, os dois procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil para tratamento da Obesidade Mórbida. Ambos são feitos por videolaparoscopia, com curto período de internação e de incapacidade laborativa.
O Bypass consiste em se reduzir bastante o tamanho do estômago funcionante e promover um desvio do alimento , do restante do estômago e das primeiras alças de intestino delgado, através de uma ligação ao intestino delgado.
Tal ligação determinará uma ativação de substâncias chamadas de “hormônios gastrintestinais”, os quais interagem com o cérebro, o fígado, o pâncreas, etc… , estimulando a saciedade e otimizando o metabolismo.
Já o Sleeve Gástrico, que é o procedimento mais realizado na América e Europa, consiste em uma redução longitudinal do estômago que determina saciedade e um esvaziamento mais rápido promovendo assim efeito metabólico.
Devemos ressaltar que o melhor tipo de operação para cada não é determinado apenas pelo IMC ou pela vontade do paciente.
Somente após a avaliação de um cirurgião bariatrico será possível se determinar a melhor cirurgia para cada caso individualmente.