Qualidade de vida na Menopausa

Qualidade de vida na Menopausa
Qualidade de vida na Menopausa

Um estudo realizado pela Universidade de Caxias do Sul/RS avaliou a qualidade de vida das mulheres entre 45 e 60 anos na menopausa, e observou-se que:

 

“Estima-se que 50% a 70% das mulheres climatéricas manifestem sintomas somáticos e dificuldades emocionais. Cerca de 78,6% das mulheres pesquisadas eram sedentárias, com uma taxa de sobrepeso e obesidade de 61,3%, o que pode ter interferido negativamente na sua qualidade de vida. Além disso, 64,4% confirmaram comorbidades clínicas prévias, o que pode explicar muitas das queixas somáticas e dificuldades emocionais observadas”

 

A menopausa é a interrupção fisiológica do ciclo menstrual, e isso ocorre quando os ovários diminuem a produção de estrogênio e progesterona, sendo um período importante na vida da mulher.

 

Podemos observar com o estudo citado que alguns fatores contribuem para a queda da qualidade de vida da mulher na menopausa.

 

Além das reações fisiológicas que a menopausa traz como as ondas de calor conhecida também como fogachos, ressecamento da pele e aumento da flacidez, insônia, alteração de humor entre outras, as doenças previas como diabetes, hipertensão, obesidade, dificultam esse período.

 

Ter algumas ações te ajudarão nesse período.

- Praticar uma atividade física é muito importante, a taxas de mulheres sedentárias com sobrepeso ou obesidade são altas na menopausa, praticar uma atividade física regularmente ajudará a melhorar as funções cardiovasculares e respiratórias, queimar calorias, ajudando no condicionamento físico.

- Quando já há uma doença previa tomar os devidos cuidados com o tratamento é importante.

- Cuidar da alimentação é importante em todos os períodos da nossa vida e nesse não seria diferente para manter nosso corpo em equilíbrio.

- Ficar atenta a saúde emocional também, o índice de mulheres com depressão na menopausa são alto, se necessário busque ajuda

- Realizar a terapia de reposição hormonal, ela visa minimizar as alterações hormonais e corrigir os déficits, e desta forma amenizar os sintomas da menopausa.

Texto escrito por:
Dr. Pedro Davantel
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Anderly
25/01/2022
Atendimento maravilhoso
Rafaela Escobar
21/01/2022
O Dr Pedro e toda sua equipe são incríveis, atendimento excelente; o Dr sempre muito atencioso e presente, as meninas da…
Luana Martim da Costa
19/01/2022
Profissional e equipe excelente!
Nelsy vizzotto
18/01/2022
Competência, seriedade! Todo staff muito atencioso!
FRANCIELE FORNARA
18/01/2022
Atendimento excelente. Equipe de alta performance, educados, receptivos e atenciosos.
Daniele
18/01/2022
Médico excelente, muito atencioso, dedicado, se preocupa de verdade com seus pacientes, estou muito feliz e realizada com…
Raphael
18/01/2022
Me tirou todas as dúvidas, me deixando muito a vontade para tudo! Excelente profissional!!
Tharlon fuggi
18/01/2022
Um ótimo profissional e um ótimo atendimento por td a equipe , a clínica tbm e bem bonita e confortável .
Deyse vinholi nunes
18/01/2022
Procurei atendimento pois acreditava ser uma questão apenas de perda de peso, mais me surpreendi com os resultados dos exames…
Driely Martins
18/01/2022
Atendimento excelente a equipe super atenciosa Uma consulta muito objetiva detalhada, super satisfeita com resultado

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email