Quem conhece o meu trabalho, sabe o quanto eu sou um apaixonado pelo empreendedorismo. O desafio de fazer diferente, a coragem para encarar o desconhecido, o medo de fracassar..essas são coisas que verdadeiramente me atraem! Porém, o que muitos ainda não sabem é que estas características, as mesmas que me atraem, atraem médicos e dentistas, fazendo com que eles se destaquem em seus campos de atuação!
O médico cirurgião, que está com o coração do paciente batendo em suas mãos, um cirurgião dentista, que está com o paciente exposto e necessitando de ajuda, são bons exemplos de profissionais com coragem. A coragem necessária para saber o que fazer, quando fazer e como fazer, para que no final tudo dê certo. O problema é que na gestão do negócio, nem sempre tudo dá certo.
O meu grande desafio era entender o porquê destas pessoas, extraordinárias e com tanto ímpeto, capazes de coisas incríveis, muitas vezes não conseguem obter o sucesso merecido e acabam infelizes, cercadas de processos, cogitando sobre desistir de suas profissões. É por isso que, desde 2006, atuo na área do direito médico e odontológico, trabalhando especificamente no gerenciamento de risco destes profissionais.
Desde então, realizei mais de 4500 defesas profissionais, entre processos éticos, cíveis e criminais. Desta forma pude observar um padrão presente em diversos casos, analisando a história de vários profissionais, que sofriam com o desgaste na relação com os seus pacientes e que apresentavam dificuldades para obter o sucesso financeiro: A falta de preparo e orientação!
Os profissionais da saúde focam o seu trabalho em apenas um objetivo: AJUDAR! Ajudar incondicionalmente, sem pensar em mais nada, fazendo apenas o que é preciso para auxiliar as necessidades de seus pacientes. Isto explica o porquê de muitos profissionais da área serem “desligados com quase tudo”, menos com os seus pacientes.
Empreender pode parecer fácil para quem lida com o mundo corporativo, mas para estes profissionais, é uma fronteira quase intransponível. Contudo, foi fazendo a ponte entre essas duas áreas, empreendedorismo e saúde, que tracei o segmento do meu trabalho e do meu escritório. A principal meta da minha atividade junto aos profissionais da saúde, é a excelência no atendimento dos pacientes, pois como eu sempre digo: “O paciente que tem uma boa experiência com o profissional não gera processo, gera indicações”.
Assim, pude montar uma série de ações que veem transformando a vida de diversos profissionais, abrindo as portas para um novo mundo, onde não é errado ganhar dinheiro de forma ética, responsável e onde não é pecado ter sucesso! É através do sucesso que estes profissionais encontram o respeito e a admiração que tanto merecem.
Atualmente tenho mais de 300 clientes em todo o Brasil, realizando consultorias mensais, em busca da excelência no atendimento profissional. Ofereço a segurança necessária e foco em resultados, assim como no aprimoramento técnico do profissional. Na nova realidade do mundo da saúde, onde a informação é disseminada pelo Dr. Google e os pacientes avaliam o profissional pelo número de likes e seguidores, podemos observar uma judicialização crescente.
Receber o preparo técnico e a segurança jurídica são ferramentas empreendedoras fundamentais para quem deseja se resguardar da atuação e responsabilização desses profissionais. A atuação jurídica vai muito além dos processos, teses e tribunais. Ela causa um impacto direto no dia a dia destes profissionais, indo desde como ele deve atender e explicar o seu contrato para os seus pacientes, até os conteúdos necessários para com as postagens que ele deve publicar, considerando os seus riscos e os tipos de pacientes com os quais ele deseja se comunicar.
Concluindo, o empreendedorismo é fascinante! Colocar estes conceitos em prática junto com os meus clientes e ver que mesmo com todas as suas dificuldades, alcançaram a vitória, é o que me motiva. Me motiva a dar o meu melhor sempre e seguir empreendendo.