Ao longo da vida, as mulheres começam a perceber sintomas relacionados à sua saúde vaginal que afetam seu estilo de vida, seja pelo envelhecimento ou por fatores de ordem hormonal, genético, variações de peso, gestação, parto entre outros.
Com isso, muitas mulheres apresentam queixas de secura vaginal, irritação, queimação, desconforto durante ou após o ato de urinar e dores nas relações sexuais.
O que poucas sabem é que esses sintomas podem estar associados à atrofia vaginal que atinge cerca de 40% a 60% das mulheres que passam pelo período da menopausa.
Essa alta incidência pode ser explicada pela drástica diminuição da produção de hormônios que leva a alterações morfológicas e funcionais da vagina.
Felizmente, hoje, esse sofrimento não é mais necessário, porque existem formas de tratamento para resolver esses sintomas e, assim, ajudar as mulheres a recuperar a autoestima e a satisfação com o corpo como um todo.
Um desses possíveis tratamentos é o laser íntimo que surgiu como alternativa ao uso de remédios, pomadas, hormônios e tratamentos cirúrgicos / invasivos, por possibilitar o rejuvenescimento íntimo sem dor, sem cirurgia e com recuperação rápida.
Mas, o que é o laser íntimo?
O laser íntimo é uma terapia inovadora e não invasiva, muito utilizada na Europa e Estados Unidos, que propicia o rejuvenescimento vaginal, recuperando sua elasticidade, espessura e umidade.
O tratamento é relativamente simples e se resume no disparo de feixes de luz com auxílio do laser que causam efeitos térmicos no tecido vaginal. Nesse momento, a paciente sente um leve calor no local da aplicação, mas o procedimento é totalmente indolor.
Diante desse estímulo, são obtidos benefícios como a remodelação e aumento da circulação sanguínea da mucosa que contribui para a produção de novas fibras colágenas, devolvendo o tônus e a força muscular, bem como aumento da espessura e a recuperação da lubrificação natural.
Como é feito o procedimento para o rejuvenescimento íntimo?
O procedimento para o rejuvenescimento íntimo consiste em sessões de laser. A quantidade e o intervalo entre elas varia de paciente para paciente, sendo que cada sessão dura em média 20 minutos.
A aplicação do laser íntimo é no consultório, sem cortes, sem dor, sem queimaduras ou sangramento e, após a aplicação, a paciente pode voltar normalmente às atividades diárias.