As varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que acometem os membros inferiores, sendo mais comum que apareçam em mulheres do que em homens. Elas apresentam sintomas leves, como dores e sensação de peso nas pernas, mas podem evoluir para a formação de inchaços, alterações cutâneas e causar inflamações graves, como flebites e úlceras na pele com graves infecções. É importante que o tratamento seja iniciado desde o surgimento dos primeiros sintomas, prevenindo assim complicações ou alterações cutâneas irreversíveis.
O tratamento das varizes dos membros inferiores tem evoluído bastante ao longo dos últimos anos. Atualmente, os tratamentos são realizados através de procedimentos que contam com técnicas minimamente invasivas, seguras e de rápida recuperação. Uma destas técnicas é o laser endovenoso. O tratamento com laser endovenoso é realizado com o auxílio de uma fibra óptica, emitindo calor em sua extremidade e sendo introduzida na veia safena.
O uso do laser na cirurgia de varizes é especialmente indicado para pacientes com insuficiência da veia safena, tanto na veia magna quanto na veia parva. Entretanto, outras veias varicosas podem ser tratadas com esta técnica. O procedimento é guiado pela imagem do ultrassom, de forma que apenas o segmento acometido, previamente mapeado em um exame de ecodoppler, é submetido ao tratamento. O ecodoppler vascular é um exame fundamental para o planejamento terapêutico dos pacientes com varizes, pois com ele é possível mapear as veias superficiais, identificando os trajetos venosos acometidos pelas varizes.
Já no procedimento de laser endovenoso, o cirurgião realiza uma punção e introduz a fibra do laser na altura do tornozelo, progredindo no interior da veia até a altura da virilha, sem que haja a necessidade de cortes cirúrgicos. Quando a fibra óptica do laser alcança a veia safena, é realizada a termocoagulação de toda a safena, o que acarreta no seu fechamento e na reabsorção. Além de ser uma técnica pouco invasiva, sem cicatrizes e de pouco sangramento, os índices de lesões são baixos e o resultado estético é bem melhor, se comparado a outros procedimentos.