Você já deve ter ouvido falar em crianças com dificuldades de concentração, aprendizado, desatentas ou que costumam pedir, com certa frequência, para que se repita algo que lhe foi dito. Fique atento! Isto pode ser um sinal de distúrbio do processamento auditivo central. Mas afinal, o que isso quer dizer?
As pessoas com alteração no processamento auditivo central ouvem normalmente os sons, porém não conseguem interpretar as informações que lhes são transmitidas. Elas escutam, mas nem sempre conseguem reproduzir o que ouvem ou até mesmo descrever o que foi lhes foi dito. Para elas a realização de várias atividades seguidas, que na maioria das vezes pode ser uma tarefa simples, acaba se tornando uma tarefa muito difícil.
As dificuldades de concentração podem ser confundidas com falta de interesse ou “preguiça”, acarretando muitas vezes em um atraso no desenvolvimento escolar. Há também aquelas que se cansam rápido e se dispersam facilmente ao assistir as aulas, onde frequentemente vemos essas mesmas, pedindo para repetir grande parte das informações transmitidas.
O processamento auditivo central envolve basicamente as seguintes habilidades: Atenção Coletiva, Discriminação, Localização e Reconhecimento do Som, Compreensão, Integração e Memória Auditiva.
O distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) pode atingir uma ou várias dessas habilidades em intensidades diferentes.
Características que podem sinalizar este distúrbio:
Falta de atenção;
Não acompanhar uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo;
Parecer não ouvir muito bem;
Não atender prontamente quando chamada;
Dificuldades nas atividades escolares;
Apresenta dificuldades para ler e escrever;
Dificuldades para entender ou ouvir em ambientes ruidosos;
Dificuldade em entender informações abstratas;
Dificuldade em localizar o som;
Dificuldade para contar uma história ou transmitir um recado;
Dificuldade em seguir uma sequência de tarefas que lhe foi dita;
É importante ressaltar que as habilidades auditivas podem ser avaliadas e treinadas. Uma avaliação auditiva completa associada a testes especiais para avaliar a audição central são fundamentais para detectar quais habilidades estão prejudicadas e direcionar o tratamento fonoaudiológico, sendo este o profissional habilitado para avaliar, treinar e orientar professores e a família sobre como ajudar a pessoa com Distúrbio do Processamento Auditivo Central.