Diabetes
O Diabetes é uma doença conhecida como “silenciosa”, pois geralmente seus sintomas demoram a se manifestar. No entanto, estudos alertam para a necessidade de buscar medidas de prevenção urgentes, já que o Diabetes atinge cerca de 9% da população brasileira.
O surgimento dessa doença está intrinsecamente ligado à deficiência na ação da glicose (açúcar). Isso ocorre devido à falta ou à dificuldade da metabolização da insulina, um importante hormônio produzido no pâncreas.
Muitas são as doenças associadas ao Diabetes. Por isso, se não for adequadamente controlada, ela pode causar sérios danos à saúde. Os mais comuns são a neuropatia (doença que afeta os nervos periféricos), problemas de visão, insuficiência renal, AVC, infarto e amputações de membros devido à dificuldade de cicatrização das feridas.
Alguns casos de diabetes, como a diabetes tipo 2, que tem relação com o sobrepeso e a obesidade, podem ser tratados com o emagrecimento e a prática de exercícios físicos.
No entanto, há casos em que é preciso o uso de medicação e tratamento. É aí que entra a atuação do médico endocrinologista.