O endocrinologista deve ser procurado sempre que o paciente estiver alguma alteração, problemas relacionados a alterações hormonais e metabólicas, a especialidades médicas responsáveis por acompanhar o funcionamento das glândulas endócrinas e as transformações químicas do metabolismo que influenciam no crescimento e desenvolvimento do corpo humano, em todas as idades.
Veja alguns exemplos:
> Diabetes
> Osteoporose
> Obesidade
> Alterações na tireoide
> Puberdade precoce
> Problemas de crescimento
> Distúrbios na menstruação
> Problemas com a menopausa.
O endocrinologista deve ser procurado sempre que o paciente tiver uma das condições citadas acima, ou ainda quando há um ganho ou perda de peso de forma acentuada e mudanças repentinas nos níveis de colesterol e gordura.
É exatamente neste ponto, quando falamos em emagrecimento, que aparece a dúvida sobre a diferença entre nutricionista e endocrinologista.
“Ambos são fundamentais no emagrecimento. Mas, a principal diferença é em relação à graduação. O nutricionista é formado em nutrição, não é médico e não pode receitar medicamentos. Ele vai avaliar a alimentação e elaborar dietas baseadas na necessidade e objetivo de cada paciente.
O Endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais, ela pode prescrever medicação, suplementos alimentares e vitaminas, dar diagnóstico clínico e endocrinológico, além de pedir e interpretar exames bioquímicos em geral.