Um dos problemas dermatológicos mais difíceis de serem tratados é o melasma, distúrbio caracterizado pelo surgimento de manchas acastanhadas na pele. Aparece mais frequentemente na face, embora possa ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços, pescoço e colo. Sem uma única causa definida, alguns fatores são comumente relacionados ao seu surgimento como uso de hormônios (anticoncepcionais, gestação, reposição hormonal) e a predisposição genética. Mas sem dúvida, o fator desencadeante mais importante no melasma é a radiação solar!
É exatamente nessa época do ano, quando o sol já deu uma trégua que os pacientes procuram os consultórios dermatológicos em busca de um tratamento eficaz. Como o melasma não tem cura definitiva, a sua recidiva é a maior preocupação dos dermatologistas, bastando um descuido para que ele volte com força total. Uma boa notícia é que aparelhos recém lançados e novos protocolos de tratamento dermatológicos prometem ser mais eficientes e seguros no tratamento das manchas. Eles sempre devem estar associados à orientação de proteção solar adequada contra raios ultravioleta e luz visível, especialmente quando se inicia o tratamento.
É fundamental o uso de protetor solar com FPS mínimo de 50, acompanhado de algum tipo de pigmentação, como base ou pó compacto, para bloquear a ação da radiação da luz. O uso de lasers no lugar de microagulhas para o procedimento também ganhou destaque recente, sendo que os novos ativos tópicos clareadores para uso em consultório médico e para o tratamento domiciliar também vêm sendo prescritos para complementar o tratamento. Os lasers estão com tempo de disparo mais rápido e aquecem bem menos a epiderme, o que abrevia o tempo de tratamento. A recuperação da pele é mais rápida e a aplicação pode ser realizada na hora do almoço, por exemplo. Sensação nos consultórios, o drug delivery, que "entrega" os ativos exatamente no local a ser tratado, podendo ser feito com microagulhas ou laser, é uma arma muito eficaz no tratamento das manchas. Para completar, os antioxidantes, despigmentantes orais e fotoprotetores orais também fazem parte do arsenal de tratamento. Aproveite o momento para cuidar da sua pele!
Seja generoso com você e com ela, afinal estarão juntos para o resto da vida!