Saiba tudo sobre essas cirurgias plásticas tão procuradas pelas famosas.
De acordo Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados e está sempre posicionado no ranking anual de cirurgia da como uma das mais realizadas nos últimos anos.
É muito comum surgirem dúvidas relacionadas aos tipos de lipoaspirações que existem, como: O que é a lipoaspiração de alta definição? Qual a mais indicada em cada caso? O que diferencia? Quais os pontos negativos e positivos em cada uma delas? Como decidir a melhor para mim?
Pensando nisso, procuramos a cirurgiã plástica Dra. Carolina Takahashi, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para explicar um pouco mais sobre a lipoaspiração e as particularidades de cada uma delas. A médica atende em consultórios que possui no Leblon, Niterói e Cabo Frio.
1. Doutora Carolina, o que é a lipoaspiração? Qualquer paciente pode fazer?
O procedimento de lipoaspiração é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de ajudar a melhorar o contorno corporal, ressaltando a silhueta. A lipoaspiração não é realizada com objetivo de perda de peso. As candidatas ideiais ao procedimento são aquelas com gordura localizada, ou seja, aquela gordura que não consegue ser eliminada com dieta regrada e atividade física.
Não só para a lipoaspiração HD, mas para qualquer tipo, o ideal é o IMC (índice de massa corpórea) adequado para que tenha melhor resultado no pós- operatório.
2. Quais são os tipos de lipoaspiração que podem ser realizadas? Explica um pouco mais para gente?
Bom, a lipoaspiração, em resumo, pode ser dividida em convencional e lipoaspiração de definição. Vou tentar explicar um pouquinho sobre cada uma delas.
A lipoaspiração convencional, assim como as demais “lipos”, é caracterizada pela retirada, com auxílio de cânulas de aspiração, da gordura acumulada em locais indesejados. Geralmente é realizada em pacientes que querem um resultado de “abdome chapado”, de aspecto mais natural.
Já a lipoaspiração de definição é realizada em pacientes que desejam ter um contorno corporal mais atlético, ou seja, essa modalidade de lipoaspiração promove uma definição maior do contorno dos músculos na pele do que a lipoaspiração convencional.
3. E a lipoescultura? É a mesma coisa?
A lipoescultura, como o próprio nome já diz, é realizada para “esculpir” o formato corporal, ou seja, remove a gordura indesejada (por meio convencional ou HD) e enxerta em locais estratégicos para melhorar ainda mais o contorno corporal, como, por exemplo, na região glútea.
4. Qualquer paciente pode ser candidato para fazer lipoaspiração?
Essa cirurgia não deve ser realizada em qualquer paciente, porque o resultado não vai ser tão satisfatório no pós operatório. É indicada para pacientes que apresentam gordura localizada, que não conseguem diminuir com atividade física e nem com dieta saudável. Geralmente o paciente que apresenta IMC normal ou, no máximo, com sobrepeso. Costumo sempre dizer para meus pacientes que a lipoaspiração NÃO é uma cirurgia para emagrecimento, mas sim para melhorar o CONTORNO CORPORAL.
5. E quais são os locais que podem ser lipoaspirados?
Ela pode ser realizada em várias partes do corpo, tais como: coxas, braços, cintura, costas, pescoço (papada), parte medial do joelho, peito, culotes, pernas e tornozelos. Importante avaliar bem, porque em alguns casos podem ser necessários associar a ressecção de pele junto com a lipoaspiração.
6. Tem uma quantidade máxima de gordura que pode ser retirada na lipoaspiração?
Sim, temos uma quantidade máxima que depende de cada paciente. Pela SBCP, varia de 5-7% do peso corporal, não podendo ultrapassar esse valor e evitar riscos de possíveis complicações
7. Como é a cicatriz na lipoaspiração?
São pequenas cicatrizes, em torno de 1 cm em locais estratégicos e “escondidos”. Normalmente os pontos são retirados entre 7-14 dias. A exposição ao sol deve ser evitada por pelo menos 3 meses para evitar que a cicatriz fique muito “marcada”.
8. Quais são as orientações no pós-operatório da lipoaspiração?
O retorno ao trabalho pode ocorrer em 10-14 dias. Seguindo as orientações, a recuperação pode ser até mais rápida. O uso da cinta modeladora e a drenagem linfática são de extrema importância no primeiro mês. As atividades físicas podem ser liberadas após 14 dias, dependendo de cada caso.
9. Doutora, existem diferentes aparelhos que realizam a lipoaspiração?
Existem sim. E cada um com suas particularidades. Sempre busco me atualizar para tentar trazer o melhor para meus pacientes.
10. A doutora opera nessas três cidades? Explica um pouco melhor da sua rotina.
Eu, atualmente, atendo em 3 consultórios: no Leblon, Niterói e Cabo Frio, mas as cirurgias realizo apenas em hospitais de referência do Rio de Janeiro e de Niterói. O que muda é o pré e pós operatório, que o paciente pode decidir fazer em qualquer um dos meus consultorios.
Finalizando nossa reportagem, a doutora Carolina Takahashi ressaltou alguns pontos importantes:
“Tanto a lipoaspiração convencional quanto a HD apresentam resultados incríveis quando bem indicadas, principalmente, se o paciente está no IMC desejável e já apresenta uma rotina de vida saudável.
Além disso, a lipoaspiração HD é uma técnica interessante e que veio pra ficar, porém, deve ser realizada apenas em casos selecionados, para evitar resultados muito artificiais. Não é uma técnica para uso indiscriminado em todos os pacientes. Existem diferentes graus de definição que podem ser indicados de acordo com o biotipo e expectativa do paciente.
O mais importante, antes de realizar sua lipoaspiração, procure sempre um cirurgião plástico que conheça bem a técnica, esteja treinado para realizá-la e, principalmente, seja uma especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Tire todas suas dúvidas antes da sua cirurgia. E lembre-se: sua saúde sempre em primeiro lugar!”.