Eu considero a rinoplastia como a cirurgia que mais exige habilidade do cirurgião, apesar disso , comecei minha formação na mão inversa, auxiliando um dos maiores cirurgiões de nariz desse país e cedo percebi que essa era a cirurgia que mais reunia a técnica a arte. E o que era paixão virou amor .
As rinoplastias tanto podem ser abertas ( como uma incisão entre as narinas por dentro e por fora), como fechadas ( nesse caso, as incisões são apenas dentro do nariz ), e são indicadas tanto para alterações estéticas como as mais comuns, narizes largos, pontas globosas, dorso com giba, asas alargadas. Nesses casos o objetivo é tratar essas subunidades do nariz, ponta, dorso, asas e narinas, deixando-as mais proporcionais e assim, um nariz mais harmonioso. Mas também é realizada para tratamento de alterações funcionais, (quando há alteração da função respiratória nasal), sendo os mais comuns o desvio de septo e hipertrofia (aumento) das conchas nasais ou em ambos os casos .
Como é feita ?
Após a exposição e visualização, há intervenções variadas sobre as estruturas, como retiradas parciais ou remodelamentos das cartilagens, raspagem dos ossos e osteotomia (fratura nos ossos laterais), retiradas ou reposicionamento das asas nasais, entre outros, variando caso a caso.
São corrigidos eventuais desvios de septo ou excessos das conchas nasais e, em alguns casos, colocados enxertos de cartilagem.
Essa cirurgia dura em média 2h a 3h e o paciente pode ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte. A recuperação da rinoplastia costuma ser tranquila.
Há necessidade de uso de curativo com micropore e aquaplast (uma espécie de plástico duro) para fixação da fratura nasal, por cerca de uma semana, assim como são necessário medicamentos por via nasal e oral.
É normal que, nas primeiras semanas, o nariz fique obstruído, mas melhora com o usos dos medicamentos .
O paciente pode retornar às atividades habituais após um período em média de 7 a 14 dias para o trabalho e de um mês para realização de atividades físicas.
O edema (inchaço) do nariz é prolongado , de seis meses a um ano, mas já se consegue ver algum resultados nos primeiros dois meses .
Rinoplastia pelo SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) custeia a rinoplastia em casos extremos de alterações funcionais e até mesmo estéticas que atrapalham a saúde e autoestima do paciente.
Para se submeter ao procedimento pela rede pública é necessário agendar uma consulta com clínico geral em um posto de saúde e expor as dificuldades e a intenção de realizar o procedimento.
Hoje tenho o imenso prazer de passar esse conhecimento, aos meus residentes de cirurgia plástica, no Hospital Federal da Lagoa algumas vezes, em parceria com a otorrinolaringologia, uma parceria que se estende a clínica privada .