Roupas com proteção UV funcionam?

Roupas com proteção UV funcionam?
Roupas com proteção UV funcionam?

As Roupas UV agem como grandes aliadas da nossa pele, bloqueando os raios do sol nocivos a saúde. Apesar de serem novidades no Brasil, já estão ganhando a preferência dos brasileiros que buscam saúde e qualidade de vida. Com o avanço da tecnologia, o acesso a esses itens está cada vez mais fácil e com custos menores. 

A radiação ultravioleta faz parte da radiação solar, nossa atmosfera filtra a maior parte dela através da camada de ozônio, mas alguma quantidade ainda passa pela camada na forma de Raios UV e causam malefícios à nossa pele ao se expor ao sol.

Os Raios UV do tipo A e do tipo B podem causar vermelhidões, ardências, queimaduras solares, envelhecimento, manchas e o temido câncer de pele.

Além do uso de protetor solar, chapéu, bonés e óculos, as roupas UV são excelentes aliadas na proteção contra os malefícios causados pelo sol. O produto que protege contra o sol é misturado à malha durante a construção da roupa garantindo proteção solar.

Assim como os bloqueadores solares tópicos, os tecidos com tecnologia de proteção UV são feitos para refletir os raios UVA e UVB. Dessa maneira, ao se expor ao sol, a roupa não permitirá que a pele absorva a radiação. De acordo com fabricantes, o efeito de blindagem se inicia imediatamente ao vesti-las, não necessitando de um tempo de espera anterior à exposição solar, e continua enquanto se permanecer vestido.

Apesar de garantir proteção mesmo sem uso de protetor solar, é importante manter os cuidados e uso do filtro solar nas partes que não são cobertas pela peça. 

Os cuidados com as roupas são simples: lavar sem uso de alvejantes e produtos químicos, secar à sombra, não guardar molhadas e não passar.

Existe uma grande variedade de tecidos e cores com proteção UV: tecidos ice, new dry, dry, gloss e térmicos. Além de roupas, existem também acessórios com proteção como chapéus, viseiras, bonés, maiôs e luvas.

Para mais esclarecimentos sobre proteção solar, agende uma consulta com o seu dermatologista.

Texto escrito por:
Dr. Marcel dos Santos
Dermatologia
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email