Uma pesquisa britânica, aponta que o alto consumo de açúcar aumenta as chances de desenvolver depressão em homens.
Foi detectado que homens que ingerem mais do que 67g de açúcar por dia estão aumentando em 23% os riscos de ter transtornos de humor nos próximos 5 anos. Este dado foi obtido considerando a comparação com dados referentes a homens que consomem menos açúcar.
A equipe do University College de Londres, comandada pela nutricionista Anika Knupel, mostrou que os homens de lá estão consumindo praticamente o dobro do nível ideal de açúcar e isso tem aumentado os riscos de desenvolver depressão.
A pesquisa inglesa analisou a ingestão de açúcar através do consumo de alimentos e bebidas adoçadas e os transtornos mentais ocorridos. O método foi o exame de medições repetidas do consumo desse tipo de alimentos e dados sobre a saúde mental, observando as associações entre ambos.
Nesta análise específica, foram analisados dados de participantes que relataram o consumo de no mínimo 8 itens de uma lista onde se encontravam 15 alimentos doces como refrigerante, bolos, biscoitos, café ou chás adoçados.
A grande conclusão foi: os homens do primeiro grupo, que consomem mais de 67 g por dia, tem cerca de 23% mais chances de desenvolver transtornos mentais durante o período de 5 anos. Este número foi encontrado quando comparado com os resultados do grupo de homens que consumiu menos de 39,5 g de açúcar por dia.
Este resultado foi encontrado sem considerar outras questões referentes à dieta, como estilo de vida, ambiente, estado civil, condições financeiras e características sociais e demográficas.