O acúmulo de evidências indica que os pacientes com transtornos mentais graves, incluindo depressão maior, transtorno bipolar e esquizofrenia, apresentam várias alterações na microbiota intestinal e aumento da permeabilidade intestinal. .
Além disso, a desregulação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA) e a inflamação subclínica, algo que não existem meios de aferir sem exames mais amplos e um entendimento maior sobre o corpo, mais do que somente de diagnóstico de doenças, são frequentes e quase sempre presentes nesse grupo de pacientes. .
Percebo através da parte clínica e pesquisas, que exames como a curva de cortisol salivar e PCR ultrassensível, além de ampla avaliação do inflamograma e da fisiologia hormonal e nutricional acabam sendo o mínimo para estes indivíduos. .
Alimentação inadequada alteram a microbiota intestinal e provocam ativação excessiva do eixo HPA por meio de vários mediadores que cruzam a barreira sangue-cérebro e incluem antígenos microbianos, citocinas e prostaglandinas. Ou seja, além do estresse psicológico da vida moderna, o estresse imperceptível de uma má alimentação e mais hábitos sobrecarregam este eixo HPA. E quando ele desregula, você passa a ser candidato a apresentar desde depressão até doenças autoimunes. .
É por isso que lá na Clínica, a equipe tem uma visão Integrativa e atende em conjunto com outros especialistas médicos que também compartilham da mesma base de atendimentos.
Referência: https://doi.org/10.1016/j.pnpbp.2020.109951