O verão vai se aproximando e a busca por procedimentos estéticos aumenta, desde os não invasivos, como a ácido hialurônico e preenchedores para harmonização facial, até os procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração.
De acordo Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados e está sempre posicionado no ranking anual de cirurgia da como um dos mais realizados nos últimos anos.
É muito comum surgirem dúvidas relacionadas aos tipos de lipoaspirações que existem, como: Qual a mais indicada em cada caso? O que diferencia? Quais os pontos negativos e positivos em cada uma delas? Como decidir a melhor para mim?
Pensando nisso, procuramos a cirurgiã plástica Dra. Carolina Takahashi, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para explicar um pouco mais sobre a lipoaspiração e as particularidades de cada uma delas.
Abaixo seguem as informações fornecidas pela Dra. Carolina que, atualmente, tem um grande volume de cirurgias plásticas em Niterói e Cabo Frio, principalmente, de lipoaspiração.
“O procedimento de lipoaspiração foi atribuído ao rol dos cirurgiões plásticos com o intuito de ajudar a diminuir medidas e auxiliar no ganho de uma silueta mais desejada, bela e harmônica. No entanto, é sempre importante lembrar que não se realiza a lipoaspiração com objetivo de perda de peso: “As candidatas ideiais ao procedimento são aquelas com gordura localizada, ou seja, aquela gordura que não consegue ser eliminada com dieta regrada e atividade física”.
Não só para a lipoaspiraçao HD, mas para qualquer tipo, o ideal é o IMC (índice de massa corpórea) adequado. O cáculo é feito pela divisão do peso (em quilos) pela sua altura ao quadrado (em metros), gerando um índice que é classificado em: normal/padrão (18-25%), sobrepeso (25-30%), obesidade (30-40%) e obesidade grave (acima de 45%).
Hoje, existem diversos tipos de lipoaspiração, porém as mais procuradas são:
LIPOASPIRAÇÃO CONVENCIONAL
O que é?
É a retirada, com auxilio de cânulas de aspiração, da gordura acumulada em locais indesejados. Esse procedimento melhora o contorno corporal e as proporções naturais que o paciente já possui.
Quais pacientes podem fazer?
Pacientes com acúmulo de gordura em locais indesejados, que mesmo após uma dieta saudável associado a atividade física, não houve melhora. Geralmente o paciente que apresenta IMC normal ou, no máximo, com sobrepeso.
Quais locais podem ser lipoaspirados?
Ela pode ser realizada em várias partes do corpo, tais como: coxas, braços, cintura, costas, pescoço (papada), parte medial do joelho, peito, culotes, pernas e tornozelos.
Qual volume máximo de gordura aspirada?
A margem de gordura que pode ser aspirada do corpo varia de 5-7% do peso corporal, não podendo ultrapassar esse valor e evitar riscos de possíveis complicações.
Como é a cicatriz?
São pequenas cicatrizes, em torno de 1 cm em locais estratégicos e “escondidos”. Normalmente os pontos são retirados entre 7-14 dias. A exposição ao sol deve ser evitada por pelo menos 3 meses para evitar que a cicatriz fique muito “marcada”.
Qual o tempo que preciso me afastar do trabalho?
O retorno a atividades do trabalho pode ocorrer em 10-15 dias. Seguindo as orientações, a recuperação pode ser até mais rápida. O uso da cinta modeladora e a drenagem linfática são de extrema importância no primeiro mês.
LIPOESCULTURA
O que é?
É um procedimento cirúrgico que utiliza duas técnicas para obter os resultados esperados: a lipoaspiração e a lipoenxertia.
A gordura coletada é, então, “tratada”: o sangue, anestésico e células de gordura rotas são retiradas do restante da gordura aspirada. Após esse processo, “gordura” é reutilizada em áreas que se deseja modelar, preencher ou aumentar, melhorando o contorno corporal.
Quais pacientes podem fazer?
Pacientes que apresentam indicação para realizar lipoaspiração (convencional ou HD).
Quais locais podem se realizar a lipoenxertia?
As regiões mais solicitadas para “modelar” o corpo são: face, mãos, glúteos e mamas.
Qual o tempo que preciso me afastar do trabalho?
Segue as mesmas orientações da lipoaspiração.
A LIPOASPIRAÇÃO DE ALTA DEFINIÇÃO ou HD.
A lipoaspiração HD é conhecida há alguns anos, mas entrou em foco na mídia nos últimos tempos após algumas famosas, como a cantora Ludmila, serem submetidas a essa cirurgia.
O que é?
É uma técnica de lipoaspiração em que o cirurgião se torna um “escultor”, revelando a anatomia muscular já existente. Cria-se um efeito de luz e sombra que dá naturalidade e harmonia ao resultado, proporcionando um aspecto mais atlético para os pacientes.
Quais pacientes podem fazer?
A lipoaspiração HD não é indicada para todo mundo.
O ideal que o IMC seja abaixo de 25, caso contrário, pode não ter um resultado satisfatório.
É importante que o paciente já esteja adaptado a ter um estilo de vida fitness, com bom engajamento em atividades físicas, dieta saudável e a manutenção do baixo percentual de gordura para que o resultado seja mais estético e duradouro.
Quais os tipos de lipoaspiração 3D?
As modalidades são: alta definição (High Definition-HD), média definição (MD-Medium Definition) e baixa definição (LD-Low Definition).
São variáveis no grau de “definição da musculatura” e a indicação é geralmente baseada na expectativa do paciente e, principalmente, no IMC, biotipo e critérios cirúrgicos para cada caso.
Como é feita a lipoaspiração HD?
Geralmente, essa lipo é feita por meio de cânulas ultrassônicas (Vaser), que nada mais são que um ultrassom que liquefaz a gordura sem danificar os vasos. Em seguida, é usado uma cânula de sucção vibratória que “quebra” ainda mais a gordura e retira ela do corpo.
Nessa hora, o cirurgião escolhe os lugares que ele deve aspirar mais ou menos, esculpindo a musculatura. A chave para definir o abdome com a lipo HD é trabalhar com áreas positivas e negativas. As áreas positivas são aquelas que pode ser elevação dos músculos e as áreas negativas você tem depressão e assim cria-se um aspecto tridimensional (3D).
Outro diferencial do método é que o uso do Vaser estimula a produção de colágeno. Por esse motivo, também é capaz de tratar a flacidez, aumentando a firmeza da região operada.
Qual volume máximo de gordura aspirada?
O mesmo da lipo convencional.
Como é a cicatriz?
São pequenas cicatrizes, em torno de 1 cm em locais estratégicos e “escondidos”. Às vezes realiza-se incisões em locais diferentes da lipo convencional, para conseguir esculpir a forma atlética. Mas todas cicatrizes ficam bem “escondidas”.
Quais orientações no pós-operatório da Lipo HD?
O tempo para retorno ao trabalho é praticamente o mesmo da lipo convencional. É muito importante a drenagem linfática pós lipo, principalmente, se for HD. Ela previne a formação de seroma, alivia os sintomas de desconforto pelo edema e evita a formação inadequada de nódulos de fibrose.
Tanto a lipoaspiração convencional quanto a HD apresentam resultados incríveis quando bem indicadas, principalmente, se o paciente está no IMC desejável e já apresenta uma rotina de vida saudável.
Além disso, a lipoaspiração HD é uma técnica interessante e que veio pra ficar, porém, deve ser realizada apenas em casos selecionados, para evitar resultados muito artificiais. Não é uma técnica para uso indiscriminado em todos os pacientes. Existem diferentes graus de definição que podem ser indicados de acordo com o biotipo e expectativa do paciente.
O mais importante, antes de realizar sua lipoaspiração, procure sempre um cirurgião plástico que conheça bem a técnica, esteja treinado para realizá-la e, principalmente, seja uma especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica