É uma técnica para aspirar gordura localizada com mais precisão de determinada parte do corpo, levando em consideração o biotipo dos pacientes. A sigla HD vem do inglês High Definition (Alta Definição), porque essa modalidade de lipoaspiração promove uma definição maior do contorno dos músculos na pele do que a lipoaspiração convencional.
Segundo especialistas, ela surgiu devido à procura de pacientes por um contorno corporal com maior aparência dos músculos na pele. Essa técnica se originou na Colômbia com o cirurgião plástico Dr Alfredo Hoyos, tendo chegado ao Brasil em meados de 2015. Tornou-se popular, principalmente, entre pessoas com estilo de vida atlético que buscam incrementar a definição de sua musculatura além daquela conseguida com exercícios.
COMO É FEITA A LIPO HD?
Após anestesia peridural e/ou geral, o cirurgião plástico faz pequenas incisões na região onde será inserida a cânula que aspirará a gordura. O aparelho mais comumente utilizado para a realização da lipo HD é o VASER, que emite ondas ultrassônicas através das cânulas para soltar a gordura dos tecidos, minimizando o dano a nervos e vasos sanguíneos, o que proporciona uma menor incidência de hematomas e dores no pós-operatório. Além disso, o VASER proporciona um controle mais preciso das áreas a serem lipoaspiradas, que é o que permite o desenho dos contornos musculares para que fiquem aparentes na pele dos pacientes. Esse é o principal objetivo da lipoaspiração HD – dar uma aparência tonificada na região lipoaspirada, tanto nas costas, cintura, braços, pernas ou abdome. Isso é conseguido através da retirada do tecido gorduroso de maneira mais intensa nas regiões de contorno dos músculos, o que faz com que a pele se aproxime da musculatura e proporcione a definição desejada da região.
Lipo HD
Como mencionamos anteriormente, a lipo HD é focada em definir contornos musculares em determinadas áreas do corpo. A técnica pode ser associada a lipoescultura, que é a retirada de gordura de uma área (como as costas ou o abdome) e a injeção de parte ou toda essa gordura em outra área (como os glúteos).
A lipoaspiração HD é um procedimento cirúrgico, portanto requer consulta pré-operatória com um cirurgião plástico, a fim de avaliar a indicação da cirurgia e realizar exames pré-operatórios para atestar as boas condições de saúde dos pacientes. Ela deve ser realizada em ambiente hospitalar com suporte anestésico adequado. Também é importante seguir as orientações pós-operatórias do cirurgião plástico, que envolvem alimentação e hidratação adequadas, além do uso de malhas compressivas por um período de até dois meses no pós-operatório. Os pacientes podem retomar a maioria de suas atividades normais após a primeira semana da cirurgia. Porém, atividades que exijam maior esforço físico, inclusive exercícios, devem ser evitadas nas primeiras 3 a 4 semanas de pós-operatório.
Para um melhor esclarecimento e obtenção do melhor resultado possível, procure sempre um cirurgião plástico.