A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios, sendo componente fundamental de estratégias para redução do risco de problemas cardiovasculares.
Os riscos associados à participação em atividades físicas nem sempre são baixos, mas os exercícios podem ser indicados mesmo para pacientes com doenças cardiológicas - desde que devidamente medicados e com a doença sob controle.
A avaliação médica com cardiologista tem como propósito identificar doenças cardiovasculares que sejam incompatíveis com a realização de atividades físicas específicas e a prevenir o desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular e a morte súbita, definindo limites de carga ou orientando tratamento de condições que possam ser potencialmente fatais se desencadeadas pelo exercício físico.
Além do exame clínico e cardiológico, em alguns casos são necessários exames complementares que incorporam informações úteis no histórico de saúde do candidato à prática de exercícios independente de ser para lazer, para promoção de saúde ou com foco profissional competitivo.
Procure seu cardiologista.
Faça exercício regularmente e com segurança.
O seu coração agradece!