Colchicina e isquemia cardiaca

Colchicina e isquemia cardiaca
Colchicina e isquemia cardiaca

Uso de colchicina em pacientes com doença coronariana crônica
Apesar da demonstração da eficiência da colchicina nas sindromes coronarias agudas, a utilização dessa droga na doença coronariana crônica carecia de estudos. Contudo, um estudo recente utilizou 0,5mg dessa substância comparada ao placebo em 5522 pacientes.
Os investigadores acompanharam esses pacientes durante 25 meses, observando a ocorrência de morte cardiovascular, infarto, AVC ou revascularização miocardica nesse periodo.
Um evento final primário ocorreu em 187 pacientes (6,8%) no grupo de colchicina e em 264 pacientes (9,6%) no grupo de placebo (incidência, 2,5 vs. 3,6 eventos por 100 pessoas-ano; razão de risco, 0,69; 95 % intervalo de confiança [CI], 0,57 a 0,83; P <0,001).
A incidência de morte por causas não cardiovasculares foi maior no grupo colchicina do que no grupo placebo (incidência, 0,7 vs. 0,5 eventos por 100 pessoas-ano; razão de risco, 1,51; IC 95%, 0,99 a 2,31).
CONCLUSÕES: Neste estudo randomizado envolvendo pacientes com doença coronariana crônica, o risco de eventos cardiovasculares foi significativamente menor entre aqueles que receberam 0,5 mg de colchicina uma vez ao dia do que entre aqueles que receberam placebo.
Bibliografia:

New England Journal of Medicine 2020 August 31

Texto escrito por:
Dr. Marcos Benchimol
Cardiologista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email