Um sorriso bonito e dentes bem cuidados atraem olhares e elogios, além de aumentarem a nossa autoestima e confiança frente a situações diversas, sejam sociais ou profissionais.
Assim, proteger e cuidar do sorriso pode ser algo transformador na vida de uma pessoa.
o avanço da tecnologia na área de odontologia estética vem tornando mais fácil a realização do desejo de ter um sorriso mais perfeito possível. Os procedimentos, tratamentos e equipamentos vem evoluindo e quem tem a ganhar são os pacientes! Existem diversas maneiras de lhe ajudar a conquistar um sorriso ainda mais branco encantador, dentro dos limites de cada paciente. Vamos abordar informações sobre duas opções que existem no mercado, as lentes de contato dentárias e facetas de porcelana.
Diferenca entre Lentes de Contato X Faceta
Tanto as facetas dentárias quanto as lentes de contato dental são feitas de estruturas de porcelana que recobrem parte dos dentes. A diferença entre elas é basicamente a espessura da cerâmica e qualidade de desgaste do dente.
As facetas tem 0,7 e no máximo 2 milímetros de espessura. Nesse procedimento, é necessário que o dentista efetue uma certa quantidade de desgaste nos dentes para que a faceta seja perfeitamente adaptada.
Já os laminados cerâmicos ultrafinos possuem cerca de 0,2 a 0,6 milímetros de espessura e por isso passaram a popularmente a serem chamados de lentes de contato dental, e, portanto, necessita de preparos minimamente invasivos nos dentes.
Quando cada uma é recomendada?
De modo geral, ambos os procedimentos são recomendados para pessoas que estão insatisfeitas com o seu sorriso e desejam fazer alguma intervenção estética para melhorar esta situação.
Qual procedimento é o mais adequado?
A escolha vai a escolha vai depender da estrutura de cada dente e da avaliação do cirurgião dentista.
As lentes de contato dental são mais usadas para pequenas correções, como fechar espaço entre os dentes, harmonizar o comprimento e largura dos dentes, fazer o sorriso combinar melhor com o rosto de cada pessoa e deixar os dentes mais claros. A espessura da lente é bastante fina, por isso não é indicado em dentes escurecidos.
Já as facetas dentárias são usadas para cobrir dentes extremamente escuros ou com grandes restaurações.