Câncer de mama: Como a dermatologia pode ajudar nessa causa?

Câncer de mama: Como a dermatologia pode ajudar nessa causa?
Câncer de mama: Como a dermatologia pode ajudar nessa causa?

Estamos em pleno #outubrorosa, campanha de conscientização sobre o #câncerdemama. 

Por isso, é tão importante todos os especialistas da área da saúde falarem do assunto. E como a dermatologia pode ajudar nessa causa??

Justamente, porque existe um tipo de câncer de mama que pode ser diagnosticado por dermatologistas: a doença de Paget dos mamilos.

Trata-se de um tipo raro de carcinoma, que se manifesta como uma lesão na pele na região do mamilo e da aréola da mama, atingindo apenas uma das mamas.

A #doençadepaget costuma afetar mulheres entre 60 e 70 anos. Alguns dos sintomas são coceira, que pode ser facilmente confundida com uma simples alergia;  vermelhidão e irritação, que pioram com o tempo e não respondem a nenhum tratamento medicamentoso.

No entanto, vale ressaltar, que é importante saber diferenciar essa de outras doenças cutâneas benignas, como eczemas, dermatites e micoses.

O diagnóstico precoce é fundamental para melhorar o prognóstico da doença. Portanto, faça autoexame e consulte sempre um especialista ao suspeitar de alterações na pele na região mamária. Cuide-se!

 

Texto escrito por:
Dra Patrícia Bichara
Dermatologia
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Beatriz Giliberti Almeida Neves
26/09/2020
Consultório bem localizado, tudo muito organizado! Médica excelente e muito atenciosa!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email