Quando procurar um ginecologista?

Quando procurar um ginecologista?
Quando procurar um ginecologista?

A ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida, desde a infância até o pós-menopausa. Sabendo disso, uma dúvida muito frequente entre as mulheres é: quando e com que frequência eu devo procurar um ginecologista?

A primeira visita a um ginecologista deve acontecer lá na infância, quando a menina começa a desenvolver os primeiros sinais da puberdade com o surgimento dos pelos íntimos e axilares, e o crescimento das glândulas mamárias. Nessa fase nós avaliamos se os sinais de maturidade da menina estão compatíveis com a idade e estatura dela; se houver alguma divergência, nós buscamos a causa e tentamos frear esse amadurecimento precoce.

A segunda visita deve ocorrer após a primeira menstruação, para que a adolescente seja orientada da importância de monitorizar os seus ciclos menstruais e sobre os sintomas que podem ocorrem no período pré-menstrual. Também, nessa avaliação é comum o médico prescrever medicamentos para alívio das indesejadas cólicas menstruais.

A terceira visita deve ocorrer quando a mulher planeja iniciar sua vida sexual, nessa consulta ela receberá as orientações para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e o aconselhamento sobre todos os métodos contraceptivos existentes, a fim de escolher qual será o melhor para ela usar nesse momento.

Após o início da vida sexual, a mulher faz um “casamento” com o seu ginecologista, pois a visita ao consultório passa a ser, no mínimo, uma vez ao ano. Nessas visitas anuais ela irá solucionar suas dúvidas, irá fazer a coleta do exame preventivo do colo do útero e o exame físico das mamas, além de monitorizar e ajustar as alterações hormonais que são comuns nesse período.

Também, é na fase adulta que a mulher planeja sua gravidez e, antes de abandonar o método anticoncepcional, é muito importante que ela procure o ginecologista para fazer os exames pré-concepcionais. Além disso, ela irá receber as orientações necessárias para o preparo do seu corpo a fim de buscar uma gestação de baixo risco e sem surpresas.

Na gravidez, a mulher passa pelo acompanhamento pré-natal estabelecendo com o seu médico um compromisso de cuidado contínuo do binômio mãe e feto. Nesse período ela fará consultas mensais, quinzenais e, até, semanais, a depender da fase e do risco dessa gestação, até o dia do parto. No pós-parto, ela retorna ao seu médico para fazer sua revisão, recebe orientações quanto as mudanças do corpo nessa fase a sobre a amamentação e, também, é aconselhada sobre a importância do planejamento familiar e da contracepção.

Com o envelhecer, essa mulher entra na fase do climatério, representado pelo período antes e após a menopausa, e precisa do acompanhamento ginecológico mais de perto para que possa receber o tratamento necessário para corrigir as deficiências hormonais. Nessa fase a mulher volta a selar um compromisso com seu ginecologista, pois precisa ter um acompanhamento frequente desse tratamento e os exames preventivos continuam a ser muito importantes para o envelhecimento saudável. 

Portanto, não existe uma idade mínima ou um limite de idade para procurar um especialista em saúde feminina, o que existe é a necessidade de se cuidar, de se preocupar com o futuro e com a longevidade saudável. Para isso, é importante procurar sempre o auxílio de um ginecologista para te orientar, te auxiliar nas mudanças do seu corpo e dos seus hormônios, visando o amadurecimento e envelhecimento na sua melhor forma.

Texto escrito por:
Amanda Bonfim
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email