Em quais casos esse procedimento é recomendado?
Para pacientes submetidos à mastectomia, em razão do câncer de mama, ou com uma significativa alteração no volume das mamas. Essa intervenção possui implicações físicas, estéticas e psicológicas, que deverão ser consideradas pelo médico e o paciente em conjunto.
O resultado da reconstrução é igual ao da aplicação de próteses de silicone?
Não, pois são procedimentos com técnicas e objetivos diferentes. A reconstrução visa trazer uma aparência o mais natural possível, mas nunca deixando essa mama como uma mama nunca operada. Muitas vezes utiliza-se uma prótese no processo de reconstrução, para um resultado mais satisfatório.
Quanto tempo após a remoção da mama posso fazer a reconstrução?
A reconstrução mamária muitas vezes pode ser feita imediatamente após a retirada do tumor, na mesma cirurgia. Nesses casos, equipes de mastologia e de cirurgia plástica trabalham juntas. Outras vezes, a reconstrução é feita mais tardiamente, podendo ser realizada até anos após a retirada da mama.
Posso reconstruir e aumentar os seios ao mesmo tempo?
Sim, embora um intervalo entre os dois procedimentos possa oferecer um melhor resultado estético. O ideal é realizar primeiro o procedimento de reconstrução e depois fazer a simetrização das mamas, ou seja, buscar um resultado na mama não operada o mais próximo possível da mama reconstruída.