Tratamento da Neuropatia Diabética em Maringá: Alívio da Dor com o Dr. Orlando Colhado

Tratamento da Neuropatia Diabética em Maringá: Alívio da Dor com o Dr. Orlando Colhado
Tratamento da Neuropatia Diabética em Maringá: Alívio da Dor com o Dr. Orlando Colhado

Encontre alívio para a dor causada pela neuropatia diabética com o Dr. Orlando Colhado em Maringá. Conheça as causas, sintomas e tratamentos para cuidar da saúde dos seus pés e pernas.



Palavras-Chave: Tratamento da neuropatia diabética Maringá, Neuropatia diabética Maringá, Especialista em dor Maringá, Clínica de dor Maringá, Médico para neuropatia diabética Maringá, Aliviar dor neuropatia diabética Maringá, Neuropatia diabética nos pés Maringá.



O diabetes, uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, pode levar a complicações como a neuropatia diabética, uma condição que causa danos aos nervos, especialmente nos pés e nas pernas. A neuropatia diabética pode se manifestar como dor em queimação, formigamento, dormência e sensibilidade ao toque, podendo também levar a internações hospitalares, amputações não traumáticas e incapacidade física.



Em Maringá, o Dr. Orlando Colhado, especialista em dor e doutor em medicina pela USP, oferece tratamento especializado para pacientes com dor associada a neuropatia diabética na Clinidor, esclarecendo neste artigo as principais dúvidas para que você possa encontrar alívio através de técnicas e medicamentos modernos.



  • Especialista em Dor Maringá: O que é Neuropatia Diabética? - Tratamento da Neuropatia Diabética Maringá

A neuropatia diabética é uma complicação comum em pacientes que possuem o diabetes e não realizam o tratamento de forma adequada, permanecendo com níveis de açúcar muito elevados no sangue. Essa neuropatia é caracterizada pela degeneração progressiva dos nervos, gerando maior sensibilidade nos pés e mãos, além de dor. A depender do grau da neuropatia diabética, o paciente pode perder força, pois neste processo os músculos sensitivos são prejudicados, causando a perda da sensibilidade nas áreas periféricas. Há casos em que o desenvolvimento da neuropatia diabética é lento, portanto, o paciente não sente muitos sintomas inicialmente. É com o tempo que formigamentos, dores em extremidades e sensação de queimação surgem.



  • Especialista em Dor Maringá: Neuropatia Diabética e seus Tipos - Tratamento da Neuropatia Diabética Maringá

A neuropatia diabética pode ser classificada em diferentes tipos, a depender dos seus sintomas e localização. Os principais deles são:



- Neuropatia Periférica: Os sintomas de neuropatia periférica são os primeiros a surgirem, pois atinge as últimas ramificações periféricas do paciente ( pés, mãos, pernas e braços), gerando um desconforto e progredindo conforme a negligência perante o tratamento.



- Neuropatia Autonômica: A neuropatia autonômica acomete o sistema nervoso autônomo, responsável por controlar várias ações independentemente do corpo, como pressão cardíaca e sanguínea, produção de saliva e ácido no estômago, órgãos sexuais e quantidade de suor. Seus sintomas podem incluir tontura, queda de pressão arterial, falta ou excesso de suor e problemas intestinais e digestivos.



- Neuropatia Proximal ou Amiotrofia: A neuropatia proximal ou amiotrofia é mais comum em idosos diabéticos, podendo acometer os nervos inferiores, além do abdômen e do tórax. Neste quadro, perde-se a função de nervos responsáveis por musculatura, sensibilidade e reflexo, causando a atrofia da musculatura.



- Neuropatia focal ou Mononeuropatia: A mononeuropatia ou neuropatia diabética focal, acomete apenas um único nervo, por isso, (mono)neuropatia. Por exemplo, o nervo reto lateral do olho, quando acometido, pode prejudicar a visão do paciente.



  • Especialista em Dor Maringá: Diagnóstico e Tratamento da Neuropatia Diabética - Tratamento da Neuropatia Diabética Maringá

Inicialmente, o diagnóstico da neuropatia diabética é clínico, feito com base nas manifestações apresentadas pelo paciente, seu histórico familiar e por meio de exame físico. No tratamento, o primeiro passo é manter os níveis de glicose no sangue dentro de limites aceitáveis, entre 70 e, no máximo, 120 mg/dl em pacientes diabéticos. Além do controle da glicemia e prescrição de analgésicos, a abordagem terapêutica pode incluir um bloqueio percutâneo da cadeia simpática lombar, guiado por imagem, que desempenha um papel fundamental no controle da dor e na promoção da vascularização do membro afetado.



  • Especialista em Dor Maringá: Medidas de Prevenção - Tratamento da Neuropatia Diabética Maringá

Algumas medidas preventivas podem ajudar no controle da neuropatia diabética. São elas:



- Realizar acompanhamento médico regular;



- Monitorar os níveis de glicose no sangue em casa, conforme orientação médica;



- Fazer uso dos medicamentos prescritos ou injetar a insulina;



- Praticar atividades físicas de forma regular como caminhada leve, natação ou hidroginástica, por exemplo;



- Deve-se ainda fazer uma alimentação equilibrada que inclua fibras, proteínas e gorduras boas, e evitar alimentos com muito açúcar como biscoitos, refrigerantes ou bolos.



  • Especialista em Dor Maringá: Especialistas no Tratamento da Neuropatia Diabética na Clinidor, em Maringá - Tratamento da Neuropatia Diabética Maringá

Na Clinidor, contamos com uma equipe especializada e graduada no tratamento de diversas dores, incluindo a dor provocada pela neuropatia diabética. Entre em contato para agendar sua avaliação e conheça as abordagens inovadoras oferecidas pelo Dr. Orlando Colhado e sua equipe.



Acompanhe também o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email