Tratamento Neuralgia Pós-Herpética Maringá: Combatendo a dor intensa e recuperando a qualidade de vida do paciente

Tratamento Neuralgia Pós-Herpética Maringá: Combatendo a dor intensa e recuperando a qualidade de vida do paciente
Tratamento Neuralgia Pós-Herpética Maringá: Combatendo a dor intensa e recuperando a qualidade de vida do paciente

A neuralgia pós-herpética é uma lesão causada pelo vírus varicela-zóster, o vírus da catapora, infectando assim os nervos intercostais e provocando dor por mais de três meses, dando início a essa condição crônica. Apesar de ainda ser pouco conhecida pela população, a neuralgia pós-herpética é uma complicação comum e que provoca dor intensa. Estima-se que a condição acometa cerca de 20% da população mundial, atingindo com maior incidência pessoas com mais de 50 anos e indivíduos imunocomprometidos.

 

Se você busca por informações abrangentes sobre o tratamento da neuralgia pós-herpética em Maringá, continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento dessa condição, elencados pelo Dr. Orlando Colhado, visando ajudá-lo(a) a buscar auxílio médico assim que identificar os sinais de dor intensa.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Quais são as principais causas da neuralgia pós-herpética? - Tratamento Neuralgia Pós-Herpética Maringá

A varicela, vírus responsável por causar a catapora, pode sofrer reativação tempos depois da infecção inicial, a qual ocorre geralmente na infância. Com isso, surge um quadro de infecção pelo herpes-zóster, provocando lesões de pele, erupções cutâneas e inflamação no tecido nervoso. A condição causa um tipo de dor ardente nos nervos e na pele, podendo perdurar para além do desaparecimento da erupção cutânea, dando início ao quadro de neuralgia pós-herpética.

 

O aumento da idade é um dos principais fatores de risco para o herpes-zóster, fazendo com que a condição atinja com maior incidência pessoas com mais de 50 anos, pois com o avanço da idade, há uma queda na resposta imunológica, favorecendo assim o surgimento do quadro.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Quais são os principais sintomas da neuralgia pós-herpética? - Tratamento Neuralgia Pós-Herpética Maringá

O vírus herpes-zóster provoca uma infecção que atinge o tecido cutâneo e as fibras nervosas, gerando lesões na pele e erupções cutâneas que provocam dor, mesmo após sua cicatrização. Esse incômodo pode ser agudo, acompanhado da sensação de algo ardente, profundo e extremamente doloroso.

 

Outros sintomas relacionados a neuralgia pós-herpética são:

 

- Sensação de choque, queimação ou pontadas;

 

- Formigamento;

 

- Sensibilidade extrema ao toque;

 

- Perda de sensibilidade;

 

- Coceiras.

 

Na neuralgia pós-herpética, a dor pode ser constante ou intermitente, com o paciente relatando sentir diferentes tipos de dor, que afetam a qualidade de vida dos pacientes e interferem em suas atividades cotidianas.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Diagnóstico e tratamento da neuralgia pós-herpética - Tratamento Neuralgia Pós-Herpética Maringá

O diagnóstico da neuralgia pós-herpética é realizado através do exame físico e da análise do histórico do paciente. Entre os tratamentos, aqueles que mais se destacam são o uso de medicação oral acompanhada dos bloqueios percutâneos para o controle da dor, que exercem grande diferença caso sejam iniciados de maneira precoce. Os bloqueios percutâneos atuam na memória da dor, dessensibilizando a região afetada e consequentemente, diminuindo-a ou eliminando-a.

 

A duração de cada bloqueio é variável, dependendo da resposta de cada paciente, do tipo de bloqueio e da patologia tratada e tem melhores resultados, no controle da dor, quando feitos até 3 meses após o início das lesões. Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com quadros de dores diversas do estado do Paraná e que tem como diretor o Dr. Orlando Colhado, médico especialista em dor, doutor em medicina pela USP e professor do curso de medicina da Universidade Estadual de Maringá-UEM, está capacitada para diagnosticar e tratar pacientes que sofrem com a neuralgia pós-herpética.

 

Portanto, caso você tenha identificado alguns dos sintomas relacionados à condição, agende uma consulta para obter maiores informações sobre o seu tratamento. Além disso, acompanhe o nosso trabalho através do nosso Instagram, seguindo o @clinidor.oficial.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.scielo.br/j/rdor/a/YFbPSkSpPKCMFp4krg3rvzr/?lang=pt#:~:text=A%20neuralgia%20p%C3%B3s%2Dherp%C3%A9tica%20(NPH,dolorosa%20na%20distribui%C3%A7%C3%A3o%20do%20derm%C3%A1tomo.

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/infec%C3%A7%C3%B5es-por-herpesv%C3%ADrus/neuralgia-p%C3%B3s-herp%C3%A9tica

https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/756

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email