Existe obeso saudável?

Existe obeso saudável?

Existe obeso saudável?

A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública da última década e sua incidência vem aumentando de forma preocupante em todo o mundo. Mesmo assim, algumas pessoas que apresentam sobrepeso em excesso defendem que o seu peso corporal não interfere em nenhum aspecto da sua saúde, alegando que seus exames estão controlados, mesmo que o seu Índice de Massa Corpórea esteja acima do recomendado.

 

Contudo, a obesidade, doença crônica que se apresenta através do acúmulo exagerado de gordura corporal, está relacionada a inúmeras outras doenças, ocasionadas pelo ganho de peso. A obesidade é classificada como uma doença crônica devido a alta propensão que uma pessoa obesa tem em desencadear problemas cardiovasculares, diabetes, elevação do colesterol, entre outras complicações físicas e até mentais, como depressão, ansiedade e distúrbios do sono, por exemplo.

 

Dito isso, será que existe obeso saudável? Entenda mais sobre a obesidade e confira a resposta para essa pergunta a seguir.

 

  • Nutrólogo Maringá: Como a obesidade afeta o organismo de uma pessoa? - Tratamento da obesidade com nutrólogo Maringá

A obesidade é uma doença inflamatória crônica, a qual produz citocinas, proteínas que regulam o crescimento e atividade de células imunes, necessários para conduzir uma resposta inflamatória do organismo contra infecções e lesões. O constante estado de inflamação do organismo eleva o risco de desenvolvimento de doenças debilitantes, como as citadas anteriormente. E o surgimento/desenvolvimento dessas disfunções, principalmente quando ocorrem em conjunto, podem inclusive levar o indivíduo a óbito.

 

  • Nutrólogo Maringá: Quais são as principais causas da obesidade? - Tratamento da obesidade com nutrólogo Maringá

Entre as principais causas que levam ao desenvolvimento da obesidade, podemos citar uma rotina de maus hábitos alimentares associados ao sedentarismo, fatores que resultam em um consumo excessivo de calorias, maior que o gasto energético do organismo. Ainda há casos em que a doença é desencadeada por alterações hormonais, problemas emocionais e/ou psicológicos, uso de substâncias desreguladoras endócrinas ou medicamentos, sono irregular, entre outros.

 

  • Nutrólogo Maringá: Pessoas obesas (IMC entre 30 e 35) ou com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) têm risco 24% maior de morte prematura do que aqueles que estão dentro do peso - Tratamento da obesidade com nutrólogo Maringá

Diversos estudos demonstram que indivíduos obesos, mesmo com índices de HDL, triglicerídeos, glicemia e pressão normais, apresentam uma maior propensão ao desenvolvimento de algumas patologias do que aqueles que possuem peso dentro do considerado saudável. Um estudo Dinamarques apontou que essa relação pode ser justificada pela reação inflamatória crônica provocada no organismo pela obesidade, a qual leva a um envelhecimento precoce das células.

 

Já em um outro estudo, realizado na Inglaterra, foram observadas mais de 380 mil pessoas, ao longo de mais de 10 anos. Desses indivíduos, 55% estavam acima do peso, 9% apresentavam obesidade de nível I, 20% obesidade de nível II e 16% tinham obesidade de nível III. Ao longo dos anos, 20% das pessoas envolvidas no estudo emagreceram, 50% alcançou obesidade nível II e 30% evoluiu para obesidade com complicações metabólicas, cardiovasculares e respiratórias.

 

Embora parte do grupo citado na pesquisa tenha conseguido reduzir seu peso corporal, os riscos a obesidade ficam muito claros, já que boa parte do grupo a apresentar um maior risco para doença cardiovasculares, doença aterosclerótica, insuficiência cardíaca, doenças respiratórias, entre outras comorbidades relacionadas à obesidade.

 

  • Nutrólogo Maringá: Afinal, existe obeso saudável? - Tratamento da obesidade com nutrólogo Maringá

A conclusão a que se chega é que a obesidade, por si só, independente do resultado de exames bioquímicos apresentados pelo paciente, constitui uma ameaça para o desenvolvimento de outros problemas doenças que geram uma diminuição na qualidade de vida e no aumento de condições que podem levar à mortalidade da população. Portanto não existe obeso saudável.

 

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances o adulto terá de ter uma vida regularmente saudável, afinal, por ser crônica, a obesidade não tem cura. Por isso, também é preciso ter uma atenção redobrada no aumento de peso em crianças e adolescentes.

 

O tratamento da obesidade irá variar de acordo com o IMC do paciente ou pela presença de comorbidades, como diabetes, hipertensão, artrose, síndrome de apnéia do sono, redução dos níveis de testosterona nos homens, refluxo gastroesofágico, depressão e ansiedade.

 

Logo, se você está com sobrepeso, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, dando início ao tratamento mais adequado o quanto antes, para que possamos prevenir todas as comorbidades e complicações associadas à obesidade.

Texto escrito por:
Dra. Viviane Bertoncelo
Nutrológo
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
A Dra. Viviane Bertoncelo é uma profissional excepcional. Além de competente, demonstra grande empatia e humanismo no atendimento.…
Laira Marinho
08/02/2023
Excelente profissional, ela me proporcionou realizar o sonho da minha cirurgia plástica. Atendimento foi incrível, humano.…
Elton Delai
//
Ótima profissional recomendo
Gusthavo Calijuri
19/01/2023
Foi com a Dra Viviane que consegui meu objetivo que era perder peso! Muito atenciosa, prestativa e com um conhecimento absurdo…
Carla Cunha
19/01/2023
Super atenciosa, avalia desde o início da vida de como lidava com alimentação, bem detalhista nos exames... Super me ajudou…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email