A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico rápido e pouco doloroso o qual é realizado para promover a retirada do excesso de pele e gordura da região das pálpebras, diminuindo assim a aparência de cansaço e oferecendo um olhar renovado, muito mais jovial ao paciente.
Conheça todos os detalhes do procedimento a seguir.
Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Quando a blefaroplastia é indicada? - Blefaroplastia Rio de Janeiro
A blefaroplastia é um procedimento procurado tanto por questões estéticas quanto para corrigir problemas como a queda da pálpebra, algo comum após os 40 anos, devido ao aparecimento dos sinais de envelhecimento e como consequência levando a perda da elasticidade da pele. Além da finalidade estética, o procedimento corrige quedas da pálpebra que atrapalham a visão, a presença de bolsa de colesterol (xantelasma) e casos de obstrução das vias lacrimais. Portanto, a blefaroplastia é indicada em casos de:
- Excesso de pele e/ou flacidez nas pálpebras;
- Bolsa de gordura abaixo dos olhos;
- Ptose palpebral (queda das pálpebras por causas musculares);
- Pseudoptose palpebral (queda das pálpebras por excesso de pele);
- Presença de xantelasmas;
- Face com aspecto de cansaço.
Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Como o procedimento é realizado? - Blefaroplastia Rio de Janeiro
A cirurgia pode ser realizada na pálpebra superior, na inferior ou em ambas, podendo ser associada a outros procedimentos estéticos como preenchimentos ou a aplicação de Toxina botulínica, dependendo do paciente. O cirurgião delimita o local em que será realizada a cirurgia e, em seguida, realiza cortes nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, gordura, músculo e costura a pele, aplicando suturas e pontos.
A cicatriz resultante da blefaroplastia é simples e fina, ficando facilmente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios. Após o procedimento, o paciente pode ser liberado para casa, com algumas recomendações passadas pelo cirurgião responsável e que devem ser seguidas à risca, garantindo assim o resultado.
Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Tipos de blefaroplastia - Blefaroplastia Rio de Janeiro
A blefaroplastia pode ser realizada tanto na pálpebra superior como na inferior, dependendo da finalidade do procedimento. Quando realizada na região superior, a cirurgia geralmente implica na retirada de elementos que estejam atrapalhando a visão. O cirurgião plástico realiza incisões no septo orbital, que fica localizado abaixo da camada muscular. Assim, o mesmo pode acessar os depósitos de gordura e modelar o local com a retirada de pele, gordura ou ambos.
A cirurgia na pálpebra inferior é mais habitual, e está associada ao rejuvenescimento facial por meio da eliminação do tecido adiposo e excesso de pele. Na blefaroplastia inferior, o cirurgião plástico realiza uma incisão na prega das pálpebras e em seguida, realiza outra incisão na camada muscular, para acessar a gordura orbital, removendo a pele e o músculo do septo orbital, além de eliminar o excesso de gordura.
Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Pós-operatório e recuperação cirúrgica - Blefaroplastia Rio de Janeiro
O período pós-operatório também é considerado simples e, por mais que possa incluir dores e inchaços, os sintomas são totalmente administráveis com medicação. Os desconfortos devem desaparecer em cerca de uma semana, podendo variar um pouco de acordo com o organismo de cada paciente. A total cicatrização pode levar até 12 meses, mas o paciente já pode voltar às suas atividades em 30 dias.
Se você tem interesse em rejuvenescer através da blefaroplastia, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre o procedimento.