A Fertilização in Vitro (FIV) é uma das principais técnicas de tratamento para reprodução humana assistida. O procedimento consiste em realizar a fecundação do óvulo com o espermatozóide em ambiente laboratorial.
Trata-se de um dos procedimentos mais indicados para casais que desejam engravidar, mas que vêm enfrentando dificuldades para alcançar a concepção, bem como para casais que apresentam alguma condição genética que pode ser passada para o bebê ou para casais homoafetivos.
Ginecologista Maringá: Como a Fertilização in Vitro é realizada? - Fertilização in Vitro Maringá
A Fertilização in vitro é considerada uma técnica de alta complexidade, na qual a fertilização dos óvulos pelos espermatozóides e a formação do embrião é realizada em laboratório. Após a fecundação, os embriões selecionados são transferidos para o útero da mulher, onde ocorrerá sua implantação e, consequentemente, a gravidez.
Existem duas técnicas de fertilização que podem ser realizadas em laboratório. A primeira é pela Fertilização in vitro clássica e a segunda pela Fertilização in vitro – ICSI.
Ginecologista Maringá: Como é realizada a Fertilização in vitro clássica? - Fertilização in Vitro Maringá
A primeira etapa da Fertilização in Vitro consiste na estimulação dos ovários por meio de medicamentos injetáveis que aumentam as doses do hormônio folículo estimulante (FSH) no organismo da mulher. Dessa forma, é possível potencializar a capacidade fértil da mulher e assim que o folículo atingir um tamanho adequado, será administrado um medicamento à base do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), com o objetivo de amadurecer os óvulos e induzir a ovulação.
Depois de preparados, os óvulos serão coletados e colocados em um recipiente junto com os espermatozóides para que haja a fertilização. O desenvolvimento do embrião será acompanhado pelo especialista em reprodução humana desde a fertilização propriamente dita até a formação do blastocisto.
Em estágio de blastocisto, o embrião é congelado e a paciente se prepara para a transferência embrionária, procedimento no qual os embriões são colocados dentro do útero com o uso de um catéter especial e com auxílio de uma ultrassonografia pélvica via supra-púbica. Após cerca de 14 dias do procedimento, a mulher já pode saber o resultado do procedimento realizando um exame beta HCG.
Ginecologista Maringá: Como é realizada a Fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática? - Fertilização in Vitro Maringá
A Fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (FIV- ICSI) é um procedimento de micromanipulação pelo qual um único espermatozóide é injetado diretamente no citoplasma do óvulo.
O uso da Fertilização in vitro-ICSI é recomendado nos casos onde há poucos óvulos recuperados, bem como em casos de biópsia embrionária, pacientes que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de FIV clássica ou quando há o uso de sêmen criopreservado. Além de todas as indicações anteriores, a FIV-ICSI tem sido aplicada principalmente em casos de infertilidade por fator masculino, como baixa concentração de espermatozoides e alteração na morfologia dos espermatozoides, por exemplo.
Ginecologista Maringá: Quais são as chances de engravidar após a Fertilização in Vitro? - Fertilização in Vitro Maringá
As chances da Fertilização in Vitro dar certo estão relacionadas com diversos aspectos biológicos e genéticos, sendo que em muitos casos a gravidez não ocorre logo na primeira tentativa, o que pode ser frustrante para a maioria dos casais.
Os principais fatores que influenciam no sucesso da são:
- Idade da mulher;
- Qualidade dos gametas;
- Qualidade dos embriões;
- Qualidade endometrial;
- Presença de outros fatores que possam atrapalhar a gravidez, como miomas, adenomiose, endometriose, endometrite, entre outros.
No entanto, a Fertilização in Vitro está entre os principais tratamentos para infertilidade, pois permite contornar diferentes problemas com a utilização de técnicas complementares incorporadas ao procedimento, incluindo distúrbios genéticos e a receptividade endometrial. Ademais, o tratamento pode ser realizado com óvulos, gametas ou embriões de doadores, o que contribui para aumentar as taxas de sucesso, desde que o tratamento seja indicado e acompanhado por um especialista em reprodução humana.
Se você deseja entender mais sobre a Fertilização in Vitro, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, avaliando as chances de sucesso do procedimento.