A tosse é uma queixa muito comum nos consultórios pediátricos e que muitas vezes, acaba sendo motivo de estresse e preocupação para os pais e familiares, que costumam tratá-la como uma doença. No entanto, tosse não é doença, mas um reflexo saudável e importante, que ajuda a proteger as vias respiratórias, podendo se manifestar devido a inúmeras causas.
Dessa forma, por apresentar uma grande variedade de causas, é importante que pais e responsáveis, ao notarem a persistência desse sintoma, busquem ajuda médica para diagnosticar e tratar a causa subjacente de maneira adequada.
Entenda quais são as principais causas, tipos e características da tosse em crianças a seguir.
Pneumologista Maringá: Principais características da tosse em crianças - Tosse em crianças Maringá
A tosse em crianças se difere da tosse em adultos tanto em causas e sintomas quanto no tratamento, algo que se deve a falta de “maturação” do sistema respiratório. Isso faz com que alguns medicamentos que apresentam sucesso no tratamento de adultos apresentem pouca eficácia no tratamento infantil, fazendo com que a abordagem do pneumologista tenha de ser bastante distinta.
As principais características da tosse em crianças são:
- Dificuldade para dormir;
- Chiado e outros ruídos ao tossir ou respirar;
- Aumento das crises de tosse durante a noite.
Pneumologista Maringá: Quais são as principais causas de tosse em crianças? - Tosse em crianças Maringá
As principais causas de tosse em crianças estão relacionadas a vírus e à idade da criança, afinal, crianças em idade escolar tendem a apresentar infecções virais com muito mais frequência, devido ao maior contato com outras pessoas.
No entanto, quando o sintoma perdura por mais do que quatro semanas, é necessário que haja uma investigação médica com um pneumologista pediatra, já que existem uma série de doenças respiratórias que podem estar relacionadas com a tosse.
As principais causas de tosse em crianças são:
- Alergias ou intolerâncias alimentares;
- Distúrbios do sono, como roncopatia e apneia;
- Patologias respiratórias, como bronquiolite, pneumonia ou asma;
- Rinite, sinusite, faringite, laringite, otite e amigdalite.
Pneumologista Maringá: Quais são os tipos de tosse em crianças? - Tosse em crianças Maringá
Há dois tipos de tosse: a tosse seca (sem catarro, desencadeada por algum tipo de irritação e que costuma trazer grande desconforto às crianças) e a tosse produtiva (caracterizada pela produção de secreção ao tossir, que pode sinalizar uma inflamação dos pulmões, geralmente acompanhada de outros sintomas).
Além dessas duas classificações, a tosse em crianças também pode ser classificada de acordo com sua duração como:
- Tosse aguda: tem duração menor do que três semanas;
- Tosse subaguda: dura de três a oito semanas;
- Tosse crônica: dura mais do que oito semanas.
A tosse crônica de uma avaliação de um pneumologista pediatra para que a sua causa seja analisada e tratada adequadamente.
Pneumologista Maringá: Como é feito o tratamento das tosses em crianças? - Tosse em crianças Maringá
O tratamento da tosse em crianças varia de acordo com sua causa, podendo consistir no uso de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios, xaropes, na realização de inalações e de mudanças ambientais, com o objetivo de retirar os agentes que podem desencadear crises alérgicas dos ambientes em que a criança vive. Apenas um médico poderá prescrever o tratamento adequado para tosse em crianças.
Pneumologista Maringá: Quando a tosse em crianças é preocupante? - Tosse em crianças Maringá
A tosse em crianças requer atenção imediata quando:
- Se mostra persistente, sem apresentar sinais de melhora com o passar dos dias;
- Tem característica intermitente, indo e voltando com uma certa frequência;
- Atrapalha nas atividades diárias da criança, a impedindo de dormir, brincar ou estudar de forma adequada, por exemplo;
- Surge acompanhada de febre ou outros sintomas.
Conforme explicado ao longo desta matéria, a tosse em crianças pode ter diferentes causas, sendo fundamental buscar a ajuda de um pneumologista pediátrico para diagnosticá-la e tratá-la corretamente. Entre em contato e agende uma consulta para que possamos cuidar da saúde do seu pequeno.