O climatério e a menopausa são períodos caracterizados pela queda na produção de estrogênio, principal hormônio responsável pelas características sexuais secundárias femininas, o que desencadeia mudanças na vagina e na vulva da mulher. Dessa forma, é comum observarmos durante a menopausa mudanças como o afinamento e o achatamento dos pequenos lábios, alterações no turgor da pele, diminuição da elasticidade vaginal, atrofia dos tecidos, diminuição da lubrificação e incontinência urinária.
Nesse cenário, o laser vaginal surge como um tratamento indispensável para as pacientes que não podem ou não querem se submeter a terapia de reposição hormonal com estrogênio, já que este recurso é capaz de promover um grande alívio nos sintomas que surgem durante essa fase da vida.
Entenda mais sobre as indicações, benefícios e como funciona o tratamento com o laser vaginal a seguir.
Ginecologista Londrina: Quais são as indicações do tratamento com laser vaginal? - Tratamento com laser vaginal Londrina
Um dos tratamentos que mais tenho realizado no meu consultório é o tratamento com o laser vaginal, cuja as principais indicações são:
• Pacientes com quadro de atrofia vaginal que desejam passar um tratamento simples, efetivo e não hormonal;
• Pacientes que possuem flacidez vaginal;
• Pacientes com incontinência urinária, associada aos fatores acima.
Vale ressaltar que o tratamento com o laser vaginal não é um tratamento de cunho estético, como o termo “laser” muitas vezes pode sugerir. Seu objetivo é promover a recuperação vaginal e vulvar, já que essa tecnologia é capaz de estimular a produção de colágeno nas paredes vaginais e promover uma renovação tecidual, contribuindo para a restauração funcional do tecido.
O tratamento com o laser vaginal também é capaz de eliminar sintomas de dor, ardor e prurido, que podem ser mais intensos durante a relação sexual na menopausa.
Ginecologista Londrina: Como é realizado o tratamento com o laser vaginal? - Tratamento com laser vaginal Londrina
O tratamento consiste na aplicação de ondas de calor, controladas e espaçadas no tecido da vagina e da vulva. O calor emitido pelo laser provoca um trauma, o qual estimula as células de regeneração e, consequentemente, aumenta a produção de fibroblastos, colágeno e estimula os vasos sanguíneos, levando a renovação de toda a estrutura da anatomia vaginal.
Cada sessão de tratamento dura aproximadamente 20 minutos, sendo necessárias cerca de 3 sessões, com intervalo de um mês entre cada uma delas para que haja o máximo aproveitamento dos benefícios do laser ginecológico.
Ginecologista Londrina: Laser vaginal no tratamento da incontinência urinária durante a menopausa - Tratamento com laser vaginal Londrina
A incontinência urinária é um problema que causa constrangimento e desconforto, especialmente para mulheres que estão na menopausa, já que nesse período, a produção de estrógeno e progesterona pelo organismo diminui, levando a perda do tônus muscular e, consequentemente, favorecendo a perda involuntária de urina.
O problema costuma surgir com pequenos escapes, que tendem a aumentar com o tempo e como essa é uma condição que interfere diretamente na qualidade de vida da mulher, é importante que a mesma fique atenta a esses primeiros sinais e busque ajuda médica assim que notá-los. Atualmente, um dos principais métodos de tratamento é o laser vaginal, já que após o tratamento, 60% das pacientes com incontinência urinária leve costumam apresentar uma melhora significativa.
Ginecologista Londrina: Quais são os principais benefícios do tratamento com o laser vaginal? - Tratamento com laser vaginal Londrina
O tratamento com laser vaginal confere ótimos resultados, trazendo maior conforto à mulher e corrigindo diversos problemas da sua saúde íntima, melhorando a lubrificação e a elasticidade da vagina, contribuindo assim para que haja uma melhora na libido, além de melhorar a sensibilidade durante o sexo, a dispareunia, auxiliar no rejuvenescimento da vulva e tratar a incontinencia urinaria.
Se você vem sofrendo com algum problema apresentado ao longo deste texto e deseja tratá-lo com o uso do laser vaginal, entre em contato e agende uma consulta para que possamos avaliar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre os procedimentos.