"PARA COMEÇAR: NÃO EXISTE CHIP DA BELEZA". Ponto final!
Os implantes hormonais são dispositivos em formato de pequenas hastes flexíveis, com cerca de 4 cm, os quais são implantados sob a pele, no tecido subcutâneo, normalmente na região glútea ou no braço, por meio de um aplicador descartável.
Tais dispositivos liberam continuamente hormônios na corrente sanguínea da mulher, impedindo a mesma de liberar um óvulo todos os meses, além de engrossar o muco do colo do útero, o que dificulta a passagem do esperma para a região, configurando assim um excelente método anticoncepcional.
A eficácia dos implantes hormonais contra uma gravidez indesejada é maior do que 99%, mas esses dispositivos também podem ser utilizados para tratar uma série de outras condições ginecológicas, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), a endometriose e a adenomiose, bem como para minimizar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), por exemplo.
Por sua aplicabilidade em diferentes tratamentos ginecológicos, os implantes hormonais são cercados de mitos, o que dificulta o entendimento das pacientes sobre esses dispositivos e os benefícios que eles podem proporcionar em cada caso. A seguir, conheça todas as principais informações sobre o tratamento com o uso de implantes hormonais.
Ginecologista Londrina: Em que consistem os implantes hormonais? - Tratamento com o uso dos implantes hormonais Londrina
Os implantes hormonais são pequenos dispositivos, que contém no seu interior moléculas de diferentes hormônios, correspondentes às necessidades de cada paciente, proporcionando assim um tratamento completo e particular, que engloba diversas condições, como por exemplo:
Endometriose;
Adenomiose;
Miomas;
Cólicas muito fortes;
TPM;
Reposição hormonal durante a menopausa.
Ginecologista Londrina: Como funciona o tratamento com os implantes hormonais? - Tratamento com o uso dos implantes hormonais Londrina
As substâncias presentes nos implantes hormonais são liberadas na corrente sanguínea de forma gradual, controlada e contínua, provocando assim pouquíssimos efeitos colaterais, sem afetar de maneira negativa o metabolismo da paciente. Algumas pacientes podem apresentar efeitos colaterais como dor abdominal, dores de cabeça, sensibilidade mamária e acne, mas esses efeitos geralmente diminuem com o tempo, especialmente após os primeiros meses de uso.
O ideal é sempre conversar com o seu ginecologista e esclarecer todas as suas dúvidas antes de realizar o implante.
Ginecologista Londrina: Como é feito o procedimento? - Implantes hormonais Londrina
A aplicação dos implantes hormonais é feita sob a pele da paciente, em consultório médico, com a mesma sob efeito de anestesia local. A mulher permanece totalmente acordada durante o procedimento, que pode levar cerca de 15 minutos e não exige cuidados especiais ou repouso após a colocação do implante.
Todo procedimento é feito através de uma pequena incisão e não são necessários pontos, além de que o procedimento não deixa nenhuma cicatriz perceptível.
Ginecologista Londrina: Qual é a duração dos dispositivos? - Implantes hormonais Londrina
A duração dos implantes hormonais absorvíveis gira em torno de 6 a 12 meses, amenizando efeitos colaterais como cansaço, indisposição, retenção de líquidos e alteração no desejo sexual, comumente causado pelo uso de pílulas. Já os implantes inabsorvíveis duram de 3 a 5 anos, mas podem ser removidos a qualquer momento, como a fertilidade voltando após a sua remoção.
Durante os primeiros 3 meses, é realizado o acompanhamento médico para avaliar a adaptação da paciente ao tratamento, podendo ser feitos ajustes na dosagem do medicamento. A condução da terapia de reposição hormonal é sempre individualizada para que os benefícios à paciente sejam expressivos.
Ginecologista Londrina: Principais hormônios utilizados e suas indicações para cada paciente - Implantes hormonais Londrina
- Gestrinona: A gestrinona é utilizada no tratamento de condições como endometriose e mioma. Pode ser usada para tratar TPM, baixa libido, perda de massa muscular e óssea.
- Testosterona: Na menopausa, os níveis de testosterona diminuem, fazendo com que a reposição desse hormônio possa trazer vantagens como aumento da libido, massa óssea, muscular, energia e proteção cardíaca.
- Estradiol: A reposição do estradiol é indicada para o tratamento dos sintomas da deficiência estrogênica, incluindo ondas de calor, suor noturno e secura vaginal, assim como prevenção da perda óssea em mulheres na pós-menopausa.
- Mulheres na menopausa: Os implantes hormonais podem ser utilizados para prevenir doenças cardíacas e osteoporose, além de ajudar nos sintomas na pós-menopausa.
- Implante contraceptivo: Agem inibindo a ovulação, modificando o muco do colo do útero e a camada interna do órgão, diminuindo as chances de uma possível fecundação.
Ginecologista Londrina: Os implantes causam infertilidade? - Implantes hormonais Londrina
Os implantes deixam de exercer sua função no organismo assim que são removidos e seus hormônios não permanecem no corpo da mulher. Ou seja, o uso de implantes não afeta a capacidade da mulher de engravidar. Na verdade, as mulheres que tiveram seus implantes removidos podem engravidar tão rapidamente quanto as mulheres que pararam de usar métodos não hormonais.
Ginecologista Londrina: Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu ginecologista - Implantes hormonais Londrina
Dúvidas sobre qualquer tipo de tratamento devem ser esclarecidas sempre por um especialista na área, profissional que saberá lhe informar sobre todos os prós e contras de cada método anticonceptivo, permitindo que você possa tomar a melhor decisão.
Se você deseja conhecer mais sobre os benefícios dos implantes hormonais, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo qualquer questão que você tenha sobre esse viés de tratamento.