O tratamento cirúrgico das veias safenas passou por diversas evoluções ao longo dos últimos 20 anos, graças ao desenvolvimento de novos equipamentos e tecnologias a laser, fazendo com que a tradicional cirurgia para o tratamento de safenas fosse perdendo gradativamente o seu espaço para novas técnicas, como é o caso do tratamento de safenas com termoablação.
O tratamento de safenas com termoablação é realizado através de uma punção, sem a necessidade cortes, introduzindo uma tecnologia capaz de irradiar calor para dentro da veia que se deseja tratar, fechando-a progressivamente.
Hoje, o Tratamento de safena com termoablação, por ser minimamente invasiva, é considerado padrão ouro e a primeira escolha para tratar o problema. Entenda mais sobre o Tratamento de safena com termoablação e suas indicações a seguir.
Cirurgião Vascular Maringá: Qual é o papel da veia safena e por que é importante tratá-la? - Tratamento de safena com termoablação Maringá
A veia safena é responsável por receber o fluxo sanguíneo das demais veias dos membros inferiores, direcionando o sangue para o sistema venoso profundo, ou seja, ela tem como função básica promover o retorno venoso do sistema venoso superficial dos membros inferiores.
No entanto, quando esta veia se encontra seriamente dilatada, o fluxo sanguíneo que deveria ir em direção ao coração passa a ir em direção aos pés, exigindo que a mesma seja tratada por um cirurgião vascular.
Cirurgião Vascular Maringá: Quais são as indicações do tratamento por termoablação? - Tratamento de safena com termoablação Maringá
O tratamento de safena com termoablação é indicado para reduzir os sintomas e o risco de complicações de doenças venosas, tratando não só as veias safenas, mas também as veias tributárias, tornando assim os pacientes que têm grandes varizes sintomáticas ou veias safenas incompetentes candidatos ideais para este procedimento.
O procedimento pode ser indicado quando for constatada dilatação e refluxo considerável da safena e embora as safenas — magna e parva — sejam as principais veias superficiais das pernas, sua retirada não provoca grandes prejuízos para o sistema vascular, uma vez que a maior parte do retorno venoso será realizado pelo sistema profundo.
Cirurgião Vascular Maringá: Quais sintomas devem servir de alerta para o paciente? - Tratamento de safena com termoablação Maringá
Os principais sintomas que podem indicar a necessidade de remoção da veia safena são:
- Dores ou inchaços constantes nas pernas;
- Desenvolvimento de úlceras e/ou feridas nas pernas;
- Quando ocorre refluxo venoso decorrente das varizes e as veias apresentam dilatação;
- Histórico de tromboflebite, a formação de coágulos dentro da veia safena.
Esses são apenas alguns sinais que devem servir de alerta para que os pacientes busquem a ajuda de um cirurgião vascular, especialista que poderá avaliar cada caso de forma individualmente, indicando o tratamento mais adequado para cada caso, seja ele feito por termoablação ou por outro viés terapêutico.
Cirurgião Vascular Maringá: Como o tratamento é realizado? - Tratamento de safena com termoablação Maringá
O tratamento de safena com termoablação é feito por meio de uma fibra óptica, a qual é capaz de aquecer o interior da veia doente, sem provocar sangramentos ou grandes hematomas, reduzindo, consequentemente, o risco de manchas na pele e o tempo de recuperação do paciente no pós-procedimento.
A termoablação é realizada através de “furinhos” na pele, os quais possibilitam que a fibra óptica seja inserida e guiada por eco doppler. Todo o procedimento é feito com o paciente sob sedação.
O tratamento de safena com termoablação gera calor no interior do vaso, promovendo a destruição da parede da veia e provocando o seu fechamento. O paciente pode ir para casa no mesmo dia, inclusive já caminhando, vantagens que seriam impossíveis no tratamento cirúrgico tradicional.
Cirurgião Vascular Maringá: Como é a recuperação do tratamento? - Tratamento de safena com termoablação Maringá
Após o tratamento de safena com termoablação, não existe a necessidade de repouso. O paciente deve seguir apenas algumas recomendações, como ficar de 3 a 4 dias sem realizar grandes esforços, com o paciente podendo retornar às suas atividades habituais de imediato.
Se você vem apresentando os sintomas citados ao longo deste texto, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre o tratamento de safena com termoablação.