O lipedema é uma doença crônica, de origem hormonal, que acomete principalmente as mulheres. Estima-se que 10% da população feminina mundial apresente lipedema. O quadro é caracterizado pelo acúmulo de gordura e inchaço nas pernas ou nos braços. E justamente por isso, muitas vezes o lipedema é confundido com obesidade por médicos em seus diagnósticos ou até mesmo tida como retenção de líquidos, quando na verdade se trata de uma doença de origem hormonal e sem cura.
O lipedema pode causar sintomas como inchaço, dores, cansaço e sensação de peso nas pernas, sendo muito importante buscar ajuda de um nutrólogo para identificar qual a real causa desses sinais assim que notá-los, dando início ao tratamento mais adequado.
Entenda mais sobre o lipedema, seus sintomas, estágios de desenvolvimento e tratamento com nutrólogo a seguir:
Nutrólogo Maringá: Quais são os sintomas que ajudam a identificar o lipedema? - Lipedema Maringá
O lipedema é uma doença crônica progressiva e dolorosa, a qual provoca um acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo, como nádegas, coxas, pernas e quadril, provocando um crescimento desproporcional das células de gorduras nessas regiões.
Os principais sintomas que ajudam a identificar o lipedema são:
- Pernas mais grossas e desproporcionais em relação ao troco;
- Acúmulo de gordura nas regiões dos braços e das pernas, sem afetar mãos e pés;
- Celulites profundas e concentração de gordura localizada;
- Dor, inchaço e sensibilidade ao toque nas regiões afetadas;
- Surgimento de hematomas e nódulos, mesmo sem traumas;
- Vasinhos aparentes;
- Câimbras nas pernas;
- Dores nas articulações;
- Pés frios.
Nutrólogo Maringá: Quais são os diferentes estágios de desenvolvimento da doença? - Lipedema Maringá
O lipedema possui quatro estágios e a evolução da doença dependerá de diferentes fatores, como questões hormonais, metabólicas e nutricionais. À medida que a doença se desenvolve, o volume da região comprometida aumenta e o aspecto da pele se torna irregular, sendo importante ressaltar que o ganho de peso está diretamente ligado a piora do quadro e por isso, deve ser evitado.
Os principais estágios do lipedema são respectivamente caracterizados por:
1 - Inchaço na região durante o dia, amenizando a noite após repouso;
2 - Irregularidade na superfície da pele, aparição de celulites;
3 - Pele áspera e endurecida, apresentando deformidades devido ao acúmulo de gordura;
4 - Acúmulo de líquidos somado ao acúmulo de gordura.
Os estágios 1 e 2 da doença tendem a responder melhor ao tratamento clínico, enquanto os estágios 3 e 4 são mais resistentes. Por isso, o diagnóstico precoce, possibilitando um rápido tratamento, é fundamental para evitar a progressão do lipedema, uma doença crônica e sem cura.
Nutrólogo Maringá: Como é realizado o tratamento do lipedema? - Lipedema Maringá
O tratamento do lipedema é interdisciplinar, combinando a reposição de nutrientes, o uso de medicamentos, dieta específica e terapia complexa (com fisioterapia especializada). O principal foco no tratamento do lipedema deve ser diminuir a inflamação provocada pela doença.
Se você foi diagnosticada com lipedema ou deseja investigar a presença da doença, entre em contato e agende uma consulta para que possamos avaliar o seu caso.