O câncer de próstata é um tipo de câncer no qual há o crescimento rápido e excessivo das células da próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais incidente em homens, estando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
No tratamento da doença, a prostatectomia robótica se destaca para retirada do câncer de próstata, principalmente quando a doença está localizada somente na região da próstata. A cirurgia é feita com auxílio de um robô, manipulado pelo cirurgião, executada através de uma microcâmera e de forma minimamente invasiva.
Entenda mais sobre a prostatectomia robótica para o tratamento de câncer de próstata e todas as suas vantagens a seguir:
Urologista Maringá: O que é e como funciona a cirurgia robótica para o câncer de próstata? - Prostatectomia robótica para o tratamento de câncer de próstata Maringá
A prostatectomia robótica para o tratamento de câncer de próstata é um procedimento minimamente invasivo, considerado como uma evolução da cirurgia laparoscopia. Na técnica, o cirurgião plástico utiliza um robô para auxiliá-lo na remoção da próstata, por meio de pequenas incisões com cerca de 0,5 centímetros na região abdominal do paciente, por onde serão inseridos quatro braços robóticos.
Dos quatro braços robóticos, três são utilizados para o transporte dos pequenos instrumentos que serão utilizados durante a operação, enquanto o último possui uma microcâmera acoplada, responsável por fornecer uma imagem tridimensional e ampliada dos órgãos internos do paciente, ajudando a guiar os movimentos em dos demais membros do robô em múltiplas direções.
O cirurgião tem total controle dos movimentos do robô, que não realiza nada sozinho, apenas reproduz os movimentos das mãos do cirurgião e o auxilia a obter maior precisão durante o procedimento.
Urologista Maringá: Quais são as principais diferenças entre a prostatectomia robótica e a cirurgia laparoscópica? - Prostatectomia robótica para o tratamento de câncer de próstata Maringá
Embora ambas as técnicas, prostatectomia robótica e laparoscopia, sejam minimamente invasivas no tratamento do câncer de próstata, a cirurgia laparoscópica não confere uma visão em 3D dos órgãos do paciente. Além disso, quem auxilia o cirurgião com os equipamentos é um cirurgião auxiliar, que pode se cansar do durante o procedimento, passando a ter dificuldade em segurar o equipamento, enquanto na cirurgia robótica o auxílio do robô confere uma maior precisão.
Urologista Maringá: Quais são as principais recomendações no pós procedimento? - Prostatectomia robótica para o tratamento de câncer de próstata Maringá
A cirurgia robótica permite uma rápida recuperação, com o paciente recebendo alta no dia seguinte à cirurgia. Contudo, este não deve realizar atividades físicas intensas, nem dirigir por um período de 15 a 30 dias e mesmo depois do tratamento, o paciente deve se submeter a alguns exames, visando garantir que o tumor não reincidiu. O exame mais importante é o PSA, que deve ser feito regularmente por, pelo menos, 15 anos, com intervalo de três em três meses.
Se você quer saber mais sobre a prostatectomia robótica para o tratamento do câncer da próstata, agende uma consulta. Assim, poderemos esclarecer todas as suas dúvidas, avaliando o seu caso e preparando-o para realizar o procedimento no hospital santa casa de Londrina, enquanto Maringá ainda não adquire a plataforma robótica.