Laser e radiofrequência no tratamento da Síndrome uro-genital

Laser e radiofrequência no tratamento da Síndrome uro-genital
Laser e radiofrequência no tratamento da Síndrome uro-genital

Envelhecer é um processo natural, o que traz consigo diversas transformações físicas e quando falamos das mulheres, ocorrem diversas mudanças na vagina com o passar dos anos, especialmente após a menopausa ou devido a retirada dos ovários para o tratamento de um câncer. Uma das principais mudanças é a Síndrome uro-genital.

 

A Síndrome uro-genital é pela sensação de ressecamento, ardência vaginal e na uretra, dor para urinar, problemas que trazem desconfortos a mulher, afetando suas relações sexuais e a sua saude como um todo. Na impossibilidade de realizar um tratamento hormonal para melhorar as consequências dessa síndrome, o tratamento com laser intravaginal e radiofrequência se destaca como um dos mais eficazes para tratar o problema.

 

Entenda mais sobre o uso do laser e da radiofrequência no tratamento da Síndrome uro-genital vaginal a seguir.

 

  • Ginecologista Londrina: O que causa a Síndrome uro-genital? - Laser e radiofrequência no tratamento da síndrome urogenital Londrina

A Síndrome uro-genital é um problema causada pela deficiência do estrógeno, que leva à perda da lubrificação e da elasticidade da mucosa vaginal, causando dores nas relações sexuais. A mucosa da vagina fica mais frágil, ressecada, irritável e mais exposta a traumas.

 

A redução de colágeno presente nestes casos pode ser tratada com o laser vaginal. O tratamento utiliza um laser fracionado que consegue recuperar a elasticidade, a espessura e a umidade da vagina, estimulando a produção de colágeno. O laser é uma ótima opção para quem tem contraindicação do uso de cremes hormonais, além de ser caracterizado como um tratamento indolor e que não gera desconforto.

 

A radiofrequência, por sua vez, é um tratamento que utiliza ondas de calor para promover a movimentação do tecido vaginal e ajudar na produção de colágeno. Na prática, o que diferencia ambos os tratamentos são as características inerentes de cada a cada método.

 

  • Ginecologista Londrina: Como os tratamentos são realizados? - Laser e radiofrequência no tratamento da síndrome urogenital Londrina

O tratamento com o laser vaginal leva cerca de 3 sessões, com intervalo de um mês entre cada uma delas, apresentando excelentes resultados já após as primeiras sessões. A terapia de radiofrequência varia em número de sessões de acordo com as características individuais da paciente.

 

O laser vaginal estimula a produção de colágeno e a regeneração de tecidos, enquanto o tratamento com radiofrequência tem a função de aquecer as regiões de mucosa, contraindo as fibras e aumentando a vascularização da região.

 

  • Ginecologista Londrina: Quais são os benefícios do tratamento à saúde da mulher? - Laser e radiofrequência no tratamento da síndrome urogenital Londrina

Ambos os procedimentos terapêuticos conferem ótimos resultados, trazendo maior conforto à mulher e corrigindo diversos problemas em sua saúde íntima, além de consequentemente melhorar sua autoestima. Além disso, tanto o método de tratamento por radiofrequência quanto o tratamento com o uso do laser podem ser indicados para síndrome urogenital, dispareunia, flacidez e incontinência urinária, apresentando resultados até melhores que os do tratamento cirúrgico.. O desconforto após o tratamento é mínimo e as relações sexuais devem ser evitadas por sete dias.

 

Se você vem sofrendo com algum problema apresentado ao longo deste texto e deseja tratá-lo com o uso do laser ou da radiofrequência, agende uma consulta para que possamos avaliar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre os procedimentos.

Texto escrito por:
Dr Norberto Maffei - GINECOLOGIA DESCOMPLICADA
Ginecologia e obstetrícia
Londrina / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
10/08/2023
Atendimento de primeira! O Dr. Norberto é excelente médico sendo extremamente atencioso, que me passou segurança e propriedade…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email