Se a sua memória anda te “deixando na mão”, saiba que um dos motivos pode ser falta de vitamina B-12 na sua dieta.
A vitamina B-12 faz parte das vitaminas do complexo B, também chamada de cobalamina ou ciacobalamina. Ela é uma vitamina que exerce funções importantes no nosso organismo, como a formação de células sanguíneas e participa ativamente na manutenção do Sistema Nervoso e na preservação do DNA, prevenindo doenças como o câncer.
Diversos fatores podem estar associados a problemas de memória, desde estresse, ansiedade, até doenças neurológicas. No entanto, a carência da vitamina B-12, mesmo sendo pouco diagnosticada, também causa problemas de cognição, falta de memória, dificuldade de comunicação, confusão mental e alteração de humor.
Tudo isto ocorre devido ao processo normal do envelhecimento, onde os nossos neurônios vão se desgastando e deteriorando. É neste momento que a Vitamina B-12 tem seu papel importante e pontual, pois ela auxilia na produção e reparação desses neurônios, ou seja, ela produz uma capa protetora, chamada mielina, que recobre os nervos. Sem esta proteção, as células se desgastam com mais facilidade e rapidez, ocasionando os problemas neurológicos.
Várias pesquisas nos mostram que 25% de toda população entre 60 e 69 anos tem deficiência de vitamina B-12, como também 40% de todas as pessoas acima de 80 anos. Ainda pessoas que passaram por cirurgia bariátrica devem dar atenção redobrada a esta vitamina, assim como as pessoas com doença celíaca.
Segue a lista de onde podemos encontrar esta vitamina importantíssima para nossa saúde mental:
-Carnes vermelhas, principalmente o fígado;
-Peixes de água fria, como salmão e truta;
-Frango;
-Ovos e derivados de leite.