A vasectomia é um procedimento cirúrgico indicado para homens, com o objetivo de promover a interrupção do fluxo de espermatozóides nos testículos. Trata-se de procedimento simples e que não requer internação hospitalar, tendo duração média de apenas 20 minutos, o qual é realizado pelo urologista de forma totalmente indolor, com o paciente sob sedação anestésica.
Entenda mais sobre o procedimento a seguir:
Urologista Maringá: Em que consiste o procedimento? - Vasectomia Maringá
A vasectomia é um procedimento que objetiva a interrupção do fluxo de espermatozóides nos testículos. No procedimento, o urologista corta os canais deferentes que conduzem os espermatozóides dos testículos até o pênis.
Desta forma, os espermatozóides não são liberados durante a ejaculação, evitando que o óvulo possa ser fecundado depois de uma relação sexual, o que consequentemente, evita as chances de uma possível gravidez.
Urologista Maringá: Quando posso retomar as atividades físicas e sexuais após a vasectomia? - Vasectomia Maringá
De modo geral, é possível retomar uma rotina normal de atividades como jogar bola, fazer esforço físico e ter relações sexuais após 7 a 10 dias da realização da vasectomia. De acordo com o urologista, a taxa de sucesso do procedimento é de aproximadamente 99,85%.
Urologista Maringá: Após a realização da vasectomia, o uso de métodos contraceptivos é dispensável? - Vasectomia Maringá
Realizada a vasectomia, o paciente ainda deve utilizar de métodos anticoncepcionais em suas relações sexuais e após um período de 2 a 3 meses, o mesmo deverá realizar, obrigatoriamente, um exame de espermograma, a fim de documentar a ausência dos espermatozóides.
O chamado espermograma de controle é indicado apenas para aqueles que realizaram a vasectomia ou a sua reversão. Trata-se de um exame ambulatorial realizado a partir de uma amostra do sêmen do paciente, avaliando e quantificando o número de espermatozóides presentes, constatando assim que o resultado final do procedimento foi alcançado.
Urologista Maringá: É possível reverter o procedimento? - Vasectomia Maringá
Ao longo dos últimos anos, a procura pela vasectomia aumentou em cerca de 40%, mas apesar desse número, existem casos em que o paciente deseja reverter a vasectomia. Normalmente, essa situação se deve a um novo casamento, onde a parceira deseja ter filhos, fazendo com que a reversão da vasectomia seja uma das principais opções de tratamento. Contudo, as chances de sucesso da reversão dependerão do tempo que se passou desde que a vasectomia foi realizada, como também da técnica cirúrgica empregada pelo urologista no procedimento.
Quando a reversão ocorre em menos de três anos do procedimento, as chances de sucesso são de aproximadamente 97%. Entre três e oito anos, essa estimativa cai para 88%. De oito anos a 15, as chances de sucesso são 79% e acima de 15 anos, as chances caem para 71%.
Se você tem interesse em realizar o procedimento de forma segura e deseja esclarecer todas as suas dúvidas remanescentes sobre a vasectomia, entre em contato e agende uma consulta para que possamos esclarecê-las, além de analisar o seu caso.