O câncer renal é um dos tipos de tumores malignos mais comuns, cuja incidência vem aumentando cerca de 2% a cada ano, especialmente entre homens com idade de 55 a 75 anos. De modo geral, o tratamento do câncer de rim é cirúrgico, realizado através da nefrectomia.
No entanto, antes de passar pelo procedimento, o paciente deve ser submetido a uma avaliação minuciosa com o urologista, na qual o especialista poderá determinar quando a nefrectomia é realmente necessária ou se é possível optar por outros tratamentos.
Entenda mais sobre a nefrectomia a seguir:
Urologista Maringá: Em que consiste a cirurgia de nefrectomia? - Nefrectomia Maringá
A nefrectomia é o tratamento mais comum para a maioria dos tumores malignos renais, mas sua indicação dependerá diretamente de fatores como o grau de disseminação das células do carcinoma e da localização do tumor. Além disso, a cirurgia pode ser realizada para a remoção do tumor, de uma parte do tecido renal adjacente, ou de todo o rim, através de diferentes técnicas cirúrgicas.
Urologista Maringá: Em quais casos a nefrectomia é indicada? - Nefrectomia Maringá
A nefrectomia, independente da técnica de realização, é indicada para pacientes com diagnóstico fechado de câncer renal, tendo como objetivo primário remover o tumor do órgão, garantindo que o paciente não vá desenvolver ainda mais a doença.
Como consequência da remoção do tumor, a nefrectomia também possibilita o alívio dos sintomas do câncer, que muitas vezes debilitam o paciente, causando dor abdominal, dor lombar, febre, perda de peso repentina e sem explicação, cansaço excessivo, entre outros.
Urologista Maringá: Principais tipos de nefrectomia - Nefrectomia Maringá
A nefrectomia pode ser realizada através de diferentes técnicas cirúrgicas. São elas:
- Nefrectomia Radical: consiste na remoção do rim junto a glândula adrenal e o tecido adiposo ao redor do órgão. Normalmente, o Urologista faz a incisão na parte central do abdome ou abaixo das costas, logo atrás do rim.
- Nefrectomia Parcial: é removido apenas a parte do rim afetada pela doença e, dependendo da localização do tumor, podem ser feitas várias incisões de 4 a 7 cm de diâmetro. A nefrectomia radical é a mais indicada para o estágio inicial.
- Nefrectomia Laparoscópica: a nefrectomia laparoscópica é realizada por meio de pequenas incisões para inserção de instrumentos especiais, dentre eles uma câmera de vídeo que permite a visualização do interior do abdome do paciente, com o objetivo de remover o órgão. Esta abordagem é indicada para tumores renais que não podem ser tratados com nefrectomia parcial.
- Nefrectomia Laparoscópica Robótica: semelhante a nefrectomia laparoscópica comum, o grande diferencial desta técnica está no uso de uma interface robótica, que permite que o urologista visualize por completo o local da cirurgia, em alta definição, o que aumenta a precisão dos movimentos.
Urologista Maringá: Quanto tempo dura uma nefrectomia? - Nefrectomia Maringá
De modo geral, a realização da nefrectomia leva cerca de 3 a 4 horas, mas esse tempo varia de acordo com a gravidade do câncer e do estado geral de saúde do paciente, bem como do tipo de técnica escolhida pelo urologista.
Urologista Maringá: Como é a recuperação da nefrectomia? - Nefrectomia Maringá
Assim como o tempo de realização do procedimento, o tempo de recuperação pós-operatória da nefrectomia varia de acordo com a técnica cirúrgica indicado pelo urologista, mas os pacientes normalmente recebem alta hospitalar em até 72 horas, devendo seguir todas as recomendações indicadas sobre repouso, dieta e exercícios, a fim de garantir a melhor recuperação possível.
Também se faz necessário o acompanhamento de rotina do paciente, com a realização de exames de imagem e de sangue periodicamente, monitorando uma possível reincidência da doença e a função renal.
Você ficou com alguma dúvida ou deseja saber qual a técnica de nefrectomia mais indicada para o seu caso? Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todos os seus questionamentos sobre o procedimento.